27/11/2015 às 09h09min - Atualizada em 27/11/2015 às 09h09min

Meio ambiente

Meio ambiente

Nos últimos tempos, assistir aos programas da televisão é um ato de coragem. As cenas que vemos e que são reais são muito mais chocantes de que as cenas de ficção. E nos dão a convicção que o ser humano, ser superior a outras espécies, ser inteligente e mais centenas de qualidades, não é tudo isso, não é nada. Ou é sim, muito pior de que todos os outros animais. Está lá bem no final da fila e este é o lugar merecido, pelo tamanho mal que desencadeia a partir de sua ganancia e irresponsabilidade no meio em que vive.

Não suporto ver a água do rio Doce toda barrenta, cheia de materiais pesados e poluentes. Estes trouxeram a morte onde havia vida em abundância. Ver os peixes agonizando, os pescadores chorando, perdidos sem rumo, os animais e povos ribeirinhos com sede de água limpa, com fome de alimentos puros. Quantas espécies de animais e plantas desaparecerão?  Quantas décadas vão passar para o rio Doce ser recuperado?

Outra cena insuportável foi ver o pássaro agonizando por ter engolido tampas de garrafas em lugar de alimentos. Será que as pessoas nunca ouviram falar do lugar onde se deposita o lixo? A responsabilidade deve ser de todos. É necessário ter vergonha de sujar o ambiente provocando o sofrimento e a morte de pássaros e outros animais. Deus nos deu a natureza perfeita e o que estamos fazendo com ela? Acho mesmo que o ser humano está colocando o planeta em risco, está sim, a caminho do fim, se não mudar sua postura.

Onde estão os defensores do meio ambiente que grita nas campanhas políticas e se omitem diante dos desastres ecológicos como os que vêm ocorrendo em nosso país? E nós povão, porque ficamos calados, anestesiados? E se fosse uma empresa brasileira fazendo o mesmo em outro país? Seria aceitável?

Quando não existir mais água potável, quando as espécies que dependem desta água e também pelo lixo produzido pelos humanos estiverem agonizando, não mais adiantará lágrimas e rezas. Precisamos reagir, educar nosso povo, exigir competência e responsabilidade de quem administra nossas empresas (opa, empresas estrangeiras) que levam as riquezas e deixam os rejeitos e a destruição.

Vendo tantas atrocidades, desliguei a TV e fui dormir pedindo perdão a Deus pelos males que o ser humano (inteligente?) produz.

Link
Relacionadas »
Comentários »