A APAE de Guarujá do Sul vive um momento de transformação. Sob a presidência de Valmir Luiz Priamo, a instituição deu um salto significativo em infraestrutura, economia de recursos e qualidade no atendimento. Com o apoio de emendas parlamentares e da comunidade, a entidade conseguiu realizar uma série de melhorias que marcam os últimos meses da atual gestão.
Entre as principais conquistas estão a instalação de 38 placas solares, investimento de R$ 40 mil que irá diminuir drasticamente a conta de energia elétrica da entidade, e a aquisição de um novo veículo, já encomendado. A economia gerada pela energia solar permitirá, inclusive, a instalação de cinco novos aparelhos de ar-condicionado, beneficiando todas as salas do setor pedagógico e do SUS. “Com o calor que temos, isso era necessário. Agora, com o custo de energia muito pequeno, conseguimos viabilizar”, destacou Valmir.
Além disso, a APAE iniciou uma reforma completa da estrutura com recursos próprios, arrecadados por meio de promoções e doações da comunidade. A pintura interna e externa, fundamental para combater infiltrações e preservar o prédio, faz parte de uma renovação que não ocorria há 15 anos. “É uma reforma geral. Queremos deixar tudo pronto e em boas condições para a próxima gestão”, explica Valmir, que encerra seu mandato no fim deste ano, após seis anos à frente da instituição.
Nos últimos anos, a APAE conquistou nove emendas parlamentares, reformou o telhado, ampliou 400 metros de área construída e modernizou os espaços internos. Hoje, a estrutura conta com elevador, refeitório, cozinha nova, móveis renovados e ambientes adaptados. “Quando entrei, não tínhamos nem veículos próprios. Hoje temos dois, inclusive uma van adaptada”, relembra o presidente.
Mesmo diante das dificuldades, como a escassez de profissionais da saúde como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, Valmir avalia o saldo da gestão como extremamente positivo. “Não é um trabalho individual. É fruto da dedicação da diretoria, da equipe e da comunidade. Saio satisfeito com tudo que conseguimos”, conclui.