Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Projeto da Defesa Civil transforma alunos

Na EEB Cedrense, em São José do Cedro, estudantes do 6º ano aprendem desde primeiros socorros até como agir em desastres naturais, levando o conhecimento para casa e segurança a comunidade

Arthur Nunes - São José do Cedro
01/09/2025 15h00 - Atualizado há 18 horas
Projeto da Defesa Civil transforma alunos
Jovens estudantes da EEB Cedrense aprendem na prática sobre primeiros socorros na escola , como parte do projeto da Defesa Civil que os prepara para agir em emergências e proteger a comunidade. (Foto: Divulgação)

"Nós aprendemos a ajudar uma pessoa que está passando mal, como agir em casos de engasgamento, desastres naturais e muitas outras coisas", explica o estudante Bernardo Henrique Gonçalves, do sexto ano. A fala dele resume o espírito do projeto Estadual de Defesa Civil na EEB Cedrense, em São José do Cedro. A iniciativa, que já está em seu segundo ano, tem o objetivo claro de "prevenir e agir em situações de emergência", como define a coordenadora do projeto, Aline Menin. A ideia é preparar os jovens para ajudar suas famílias e a comunidade.

A ação é coordenada por Aline em parceria com um time de educadoras: Noemi Constancio, Marta Finco, Solange Triches, Luciana Sauer, a diretora Denise Angeli e as assistentes Cárin Potrick e Edinara Gabiatti. O projeto é aplicado de forma interdisciplinar, com os alunos de sexto ano, que recebem um kit de material didático. As aulas abordam desde a história da Defesa Civil até como agir em enchentes, tornados e outros eventos climáticos na região.

O impacto mais importante é o que acontece fora da escola. Os estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento, levando as lições para casa. "Meus pais gostaram e ficaram surpresos, pois era algo que nem eles sabiam e que nós aprendemos na escola", conta a aluna Sthefani Belé, também do sexto ano. Bernardo complementa: "Eles disseram que é bom aprender desde cedo. Agora, se acontecer algo em casa, nós podemos estar lá para ajudar".

Para tornar o aprendizado real, o projeto aposta em atividades práticas. Segundo Aline Menin, foi convidado o Corpo de Bombeiros para uma palestra sobre primeiros socorros em casos de engasgamento e ferimentos. Além disso, os alunos construíram o mascote da Defesa Civil com materiais recicláveis, estão criando um mapa para identificar os desastres naturais mais recorrentes em cada região do Brasil, além de diversas atividades planejas para o restante do ano.

O programa promove "a autoproteção, a resiliência e a segurança", destaca a coordenadora. Para a orientadora educacional, Luciana Sauer, começar essa formação na infância é a estratégia mais eficaz. "Acho excelente, porque eles realmente aprendem como agir", afirma. A escola agora planeja uma simulação de incêndio com os bombeiros e busca uma parceria para levar os alunos para conhecerem o radar meteorológico da Defesa Civil em Chapecó.

No fim, a iniciativa fortalece a cidadania. A Defesa Civil do município também irá participar, promovendo uma roda de conversa sobre os eventos adversos já enfrentados na cidade. Ao preparar os jovens para o inesperado, o projeto não apenas protege vidas, mas constrói uma comunidade mais forte, consciente e preparada para cuidar de si mesma.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90