As aulas de informática do Programa Educação É Mais, em Campo Erê, estão ganhando um reforço importante, a exemplo de novos equipamentos que tem como objetivo modernizar o aprendizado dos estudantes do tempo integral. O novo investimento ressalta os benefícios que a tecnologia traz para o dia a dia das crianças.
Segundo a professora Sandra Machado, a informática vai muito além do uso do computador: “Nosso objetivo é formar cidadãos ativos e éticos nos ambientes digitais, capazes de se comunicar com responsabilidade e de utilizar a internet de forma segura”. As aulas buscam conscientizar sobre a importância da inclusão digital, do combate à desinformação e da proteção de dados pessoais.
O currículo de informática contempla desde os primeiros passos com a máquina até o uso de programas mais avançados. Entre os conteúdos trabalhados estão: introdução ao computador, conhecimento de hardware e software, navegação no sistema operacional, técnicas de digitação, processador de texto e planilhas de Excel, upload de arquivos e criação de slides e uso seguro e responsável da internet.
As aulas acontecem em horários diversificados, atendendo estudantes de diferentes idades que participam da oficina de informática. Sandra destaca que seu trabalho é adaptar a aprendizagem de acordo com a faixa etária e as habilidades individuais.
Atualmente, as aulas de informática são realizadas no Pró Menor, no CEM Irmã Roberto Florêncio e no CEM Nossa Senhora de Fátima, de segunda a sexta-feira. Com os novos equipamentos, a expectativa é que os alunos tenham ainda mais recursos para explorar, desenvolver competências digitais e se preparar para os desafios da vida acadêmica e profissional.