Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Guarujá segue com a coleta de vidros e pneus

Visando dar descarte correto aos materiais, Guarujá do Sul intensifica campanhas de coleta de vidros e pneus, que podem ser lavados a Garagem Municipal de segunda a sábado

Ruthe Kezia - Guarujá do Sul
12/09/2025 08h00 - Atualizado há 12 horas
Guarujá segue com a coleta de vidros e pneus
O ponto de coleta, popular carretão, está localizado na Garagem Municipal e funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial, além dos sábados em horário de expediente. (Foto: Divulgação)

A preocupação com o descarte correto de resíduos continua em evidência em Guarujá do Sul. O município mantém ativas as campanhas de coleta de vidros e pneus, incentivando a população a dar destino adequado a materiais que, quando descartados de forma incorreta, podem gerar sérios impactos ambientais e à saúde.

De acordo com a engenheira ambiental, Letícia Flores, o recolhimento de vidros já é uma ação consolidada no município: “Essa campanha nunca parou. Nós temos pontos de entrega voluntária e hoje conseguimos organizar a coleta e a pesagem do material, com uma média anual de 15 a 17 toneladas de vidro coletadas”, destaca.

O vidro é um material 100% reciclável, e o que é recolhido em Guarujá do Sul é encaminhado para unidades de reciclagem em São José do Cedro ou São Miguel do Oeste-SC. O ponto de coleta está localizado na Garagem Municipal, ao lado da prefeitura, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, além dos sábados em horário de expediente. Apenas aos domingos não há recebimento.

 

Campanha de pneus

Além do vidro, a cidade também participa da campanha de coleta de pneus, realizada duas vezes ao ano, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), dentro do programa Penso, Logo Destino. Na última edição, foram recolhidos mais de 900 pneus, entre de carros, caminhões e bicicletas.

Essa campanha acontece semestralmente e já estamos inscritos para este semestre. O município precisa reunir um número mínimo de pneus, cerca de 200, para que a empresa responsável pela logística reversa faça a retirada sem custo para a prefeitura”, explica Letícia.

Os pneus devem ser entregues limpos e inteiros na Garagem Municipal. Quem possui poucas unidades pode levá-las diretamente ao local, enquanto borracharias e estabelecimentos com maior quantidade devem agendar o recolhimento junto à equipe da Secretaria de Obras.

O armazenamento adequado evita o descarte irregular e problemas de saúde pública. Um pneu jogado em um lugar inapropriado, pode acumular água e se tornar foco do mosquito da dengue.

Além disso, Guarujá do Sul participa de campanhas para recolhimento de eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, em parceria com a Saúde e a Vigilância Sanitária. Atualmente, já existem pontos fixos: a Garagem Municipal para eletrônicos, a Secretaria de Agricultura para lâmpadas e o posto de saúde para pilhas e baterias.

Para Letícia, as campanhas representam mais do que uma ação pontual: são um compromisso com a sustentabilidade. Ela conta que esses materiais, com exceção do vidro, são classificados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como itens de logística reversa, podendo ser poluidores ou recicláveis. Quando descartados incorretamente, contaminam o solo, a água e até mesmo a saúde das pessoas, devido a metais pesados e outras substâncias nocivas.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90