A Escola de Ensino Fundamental João Café Filho, em Anchieta, promoveu recentemente uma atividade diferenciada com os alunos: o “túnel do tempo”. A iniciativa buscou transformar o aprendizado da história em uma experiência prática e imersiva, conectando o conteúdo das aulas à vivência real dos acontecimentos históricos.
Segundo a diretora Eloi de Souza Provin, a ideia surgiu durante uma explicação em sala sobre o período histórico estudado. “Em conversa com a professora da disciplina de Arte, surgiu a ideia de modificar um ambiente para representar esse período de forma lúdica e interativa”, explicou.
O planejamento da atividade contou com a participação das professoras Patrícia Siqueira, de História, e Deise Ferdele Santos, de Arte, além dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Cada estudante pesquisou sobre etapas do período de 1808 a 1822, transformando o aprendizado em uma representação teatral dentro do túnel. A professora Deise ressalta que o projeto funciona como uma instalação de arte, retratando a História da Independência do Brasil de maneira visual e envolvente.
Todas as turmas da escola tiveram a oportunidade de visitar o túnel. A reação dos alunos foi de encantamento: o cenário, a música de fundo e a atuação de colegas narrando eventos desde a fuga da família real portuguesa até o Dia da Independência conquistaram a todos.
“Esperávamos que os alunos, na prática, pudessem vivenciar os fatos que levaram à independência do Brasil e compreendessem a importância do desfile do dia 7 de setembro para a construção da nossa história”, destacou Patrícia.
A atividade também demonstrou o valor de uma abordagem interdisciplinar e fora do ambiente tradicional de sala de aula. “Mostra o quanto é possível trabalhar a história e a arte de maneira conjunta, criando mundos reais que ajudam os alunos a compreender melhor o que já foi vivido”, concluiu a diretora.