Na manhã de ontem, dia 21, Anchieta sediou o 1º amistoso internacional de futebol adulto entre o time local, montado pelo clube Atlético Floresta e uma equipe do clube Cristo Junior, de San Pedro, Argentina. A partida, promovida pela RobGolSoccerPlayer, terminou com vitória dos argentinos por 5 a 2.
Além do resultado em campo, o amistoso teve como principal objetivo a confraternização e o intercâmbio cultural: “O intuito não foi o resultado, mas sim a amizade que o esporte proporcionou com nossos hermanos argentinos”, explicou o Robson Amarante, da RobGolSoccerPlayer.
Robson conta que a ideia do amistoso surgiu através de uma parceria com o presidente do clube Cristo Junior, de San Pedro, na Argentina: “Já havíamos promovido outras competições internacionais em Anchieta, como a Sul-Americana Anchieta Cup, envolvendo times da Argentina, Paraguai e outros estados do Brasil. Porém esse foi o primeiro amistoso internacional da categoria adulta de base realizado na cidade”, acrescentou.
Para montar o time anchietense, a RobGolSoccerPlayer formou parceria com Luís Serviski, presidente do Sênior do Futebol Clube Anchieta. Durante a partida, os atletas anchietenses enfrentaram desafios como a diferença no preparo físico e na força técnica e tática do time argentino. Apesar disso, alguns jogadores se destacaram, a exemplo dos atletas: Mauro e Diogo, que marcaram os gols do time anchietense, enquanto Vinícius e Weverson tiveram bom desempenho no meio-campo, e o vereador Eloy que atuou na defesa ao lado do capitão Luís Serviski.
O organizador destacou o estilo de jogo dos argentinos: “O que nos chamou a atenção foi o profissionalismo, companheirismo e a dedicação deles. Mesmo em um amistoso, a raça argentina se fez presente em campo”, disse.
Além do aspecto esportivo, o amistoso reforçou a importância do futebol como ferramenta de integração cultural: “Num mundo cheio de guerras e conflitos, através do futebol e dos esportes podemos trazer paz e união entre culturas, povos e civilizações”, concluiu Robson Amarante.