A Apae Caminho Aberto, de Guarujá do Sul, realizou na Praça Central, mais uma edição da tradicional mateada em comemoração ao Dia do Gaúcho. O evento que é promovido anualmente, esse ano contou com a parceria com a EEB Elza Mancelos de Moura. Esse é o evento mais esperado pelos alunos apaeanos, que gostam da tradição gauchesca.
A programação reuniu música, dança, culinária típica e claro, muito chimarrão. O encontro cultural contou com artistas locais, como gaiteiros, cantores e violeiros, que compartilharam seus talentos em um ambiente de roda de chimarrão e convivência. Além da bebida símbolo do Rio Grande do Sul, houve também tereré e pratos tradicionais, como pão com linguiça, churrasco e maionese.
De acordo com a secretária administrativa, Isadora Luiza Krewer, a atividade tem um valor especial para os alunos, que aguardam com entusiasmo pela data. Para muitos, o contato com a música gaúcha, a dança e os costumes regionais é uma oportunidade única. Em edições anteriores, a participação de casais trajados com vestimentas típicas e apresentações ligadas ao CTG Aconchego Gaúcho, encantaram os apaeanos e reforçaram ainda mais o caráter cultural do encontro.
Neste ano, novamente alguns alunos participaram usando as vestimentas tradicionais: “Esses momentos representam mais do que uma atividade de lazer. São experiências que marcam a vida deles, trazendo alegria, inclusão e qualidade de vida”, destacou Isadora.
Atualmente, a Apae Caminho Aberto atende 52 alunos matriculados e cerca de 10 crianças e adolescentes encaminhados pelo SUS para atendimentos de fisioterapia, psicologia e outras áreas. No total, aproximadamente 62 alunos participam das atividades da instituição.