O Dia da Família na Escola foi celebrado com entusiasmo nas instituições da rede de ensino de Palma Sola. As escolas abriram suas portas para receber pais, mães e responsáveis em um momento de integração, brincadeiras e valorização da presença familiar no processo educativo. A proposta foi reforçar os vínculos entre a escola e a comunidade, fortalecendo uma parceria essencial para o desenvolvimento das crianças.
Os encontros contaram com espaços temáticos que estimularam a convivência entre pais e filhos, como leitura, contação de histórias, ferramentas de madeira, brinquedos diversos, casinha de bonecas, pintura, argila e massinha de modelar. A exemplo a caixa de areia que foi uma das atrações mais procuradas, além do pula-pula e do parquinho. “Queríamos oportunizar um momento de diversão, fortalecimento de laços e interação entre as famílias e as escolas”, destacou a secretária de educação Joice Maria Dalle Laste.
Além das brincadeiras, os familiares puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos com as crianças ao longo do ano. A presença expressiva das famílias, em todas as unidades escolares, superou as expectativas: “Esse engajamento mostra a importância da parceria no desenvolvimento dos alunos e como é melhor trabalhar em conjunto”, avaliou a secretária.
Segundo as diretoras, momentos como esses, contribuem não apenas para a motivação dos alunos, que se sentem valorizados, mas para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e seguro. O contato direto entre as famílias e os professores cria um espaço de diálogo e cooperação, que beneficia toda a comunidade escolar.
Com a adesão de aproximadamente 470 famílias entre as sete unidades: Creche Pequeno Príncipe, Creche Criança Feliz, Creche Lélia Caldato Crestani, Creche Pingo de Gente, N. E. F. Castro Alves, C. E Fada Madrinha e Pré-Escola Jardim de Infância Menino Deus, o Dia da Família em Palma Sola reforçou a importância da união entre a escola e os responsáveis.
A secretária destaca que a unidade escolar NEF Prefeito Libório Romildo Kunh, fará o Dia da Família na Escola no mês de novembro. A iniciativa deixou claro que a participação da família é um pilar indispensável para a educação de qualidade e para o crescimento integral das crianças.