Na última semana, o Centro de Especialidades de Campo Erê, foi palco de um momento de integração e cuidados à saúde. A Secretaria Municipal de Saúde realizou o encerramento do grupo de saúde da mulher e deu as boas-vindas ao novo grupo de reabilitação de ombro.
O grupo de saúde da mulher, voltado à saúde pélvica, promoveu 10 encontros com 14 participantes, que realizaram atividades específicas para o sistema uroginecológico. O objetivo principal foi a prevenção e o fortalecimento dessa região, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar das mulheres participantes.
Já o grupo de reabilitação de ombro, surge como uma nova iniciativa, com foco em pacientes que apresentam lesões no ombro, especialmente no manguito rotador [Conjunto de quatro músculos e os seus tendões, que envolvem a articulação do ombro, com a função de estabilizar o braço e permitir os movimentos do ombro de forma controlada]. As atividades desenvolvidas visam reduzir quadros de dor e recuperar a mobilidade dos membros superiores, permitindo que os pacientes retomem com mais facilidade suas tarefas do cotidiano. Ambos os grupos contam com a condução da fisioterapeuta Isis Mussio Antonietti e do educador físico Rodrigo Montibeller da Silva.
O encontro teve a participação especial da nutricionista Danielle Martelli Salles de Faria, que preparou um café da manhã saudável, com opções ricas em fibras, de baixo teor de açúcar e gordura, além de frutas naturais. Entre as receitas servidas estavam muffin de farelo de aveia com frango e legumes, bolo de abobrinha com cacau em pó, mousse de maracujá com iogurte e leite em pó, patê de presunto com requeijão e torradas. As bebidas incluíram café preto, leite integral, água saborizada, suco natural e chá. Danielle ainda conversou com os participantes sobre a importância da alimentação equilibrada no dia a dia.
O secretário municipal de Saúde, Flávio Dalmagro, acompanhou o encerramento e destacou a relevância das ações em grupo: “Esses encontros multiprofissionais são fundamentais para a promoção da saúde e prevenção de doenças. É um trabalho que aproxima a comunidade dos cuidados necessários e incentiva hábitos de vida mais saudáveis”, concluiu.