Visando promover o bem-estar emocional durante a gestação, a empresa Dass, de Campo Erê, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou mais um encontro com as gestantes da empresa. A atividade fez parte do acompanhamento oferecido pela empresa às futuras mamães.
O último encontro, foi conduzido pela psicóloga, Tarciane Lúcia Perego Bastezini, onde buscou orientar as gestantes sobre formas saudáveis de lidar com as mudanças físicas e emocionais que ocorrem nesse período. A proposta é favorecer a aceitação da maternidade, o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e prevenir possíveis transtornos mentais que podem surgir e impactar tanto a mãe quanto o bebê e o convívio familiar.
Durante o encontro, foram aplicadas técnicas de hipnose e estimulação cerebral bilateral, com o objetivo de auxiliar as participantes no processo de autorregulação emocional, ajudando-as a enfrentar com mais equilíbrio as adversidades da gestação. Também foram trabalhadas técnicas de relaxamento e estratégias para o controle de comportamentos do bebê.
Outro tema abordado foi a importância dos cuidados com a mãe no pós-parto, com destaque para a identificação de sinais de depressão pós-parto. As gestantes receberam um guia informativo, que também pode ser utilizado pelos familiares para reconhecer precocemente possíveis alterações emocionais e buscar apoio junto à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).