Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Pequenos panos, grandes sentimentos

A Creche Pró-Infância de Anchieta está desenvolvendo o projeto Paninho do Afeto, que conta com tecidos que carregam memórias afetivas de cada uma das crianças

Ruthe Kezia - Anchieta
04/11/2025 16h29 - Atualizado há 2 dias
Pequenos panos, grandes sentimentos
Cada família escolheu um tecido com valor simbólico para as crianças e costurou esse tecido em um paninho. Na escola os professores juntaram esses tecidos, formando a Colcha do Afeto. (Foto: Ruthe Kezia)

A Creche Pró-Infância de Anchieta está desenvolvendo um projeto repleto de sensibilidade e significado, o Paninho do Afeto. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os laços entre as famílias e a creche por meio de um gesto simples, mas carregado de emoção.

A proposta, que envolve todas as famílias da escola, parte da ideia de que pequenos objetos podem representar grandes sentimentos. Um paninho, por exemplo, pode ser sinônimo de conforto na hora do soninho, de companhia durante a amamentação, ou ainda se transformar em um brinquedo cheio de imaginação.

A diretora Simone Fátima Silva, conta que cada família recebeu um paninho e devia escolher um tecido com valor simbólico, podendo ser um retalho de roupa, um lençol antigo, uma fralda ou qualquer pedaço de pano que carregasse consigo lembranças afetivas. Com a ajuda das crianças, as famílias alinharam à mão esse tecido. Na escola, as professoras uniram todos os paninhos, formando assim a Colcha do Afeto, em cada turma.

Essa colcha especial, será compartilhada entre as famílias, visitando os lares das crianças e depois, ganhará novos usos dentro da creche, servirá como tapete de histórias, cabaninha de brincadeiras, toalha de piquenique e muito mais.

Ao final do ano letivo, todas as colchas confeccionadas pelas turmas serão costuradas em uma só, representando a união entre as famílias e a escola, um grande símbolo de amor, cuidado e pertencimento.

Para a diretora, o projeto é uma forma de aproximar os lares das vivências escolares: “Queremos que cada família se sinta parte do processo educativo e que as crianças percebam que a creche é uma extensão do seu lar, um espaço de afeto e acolhimento”, conclui.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sentineladooeste.com.br/.
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90