A Câmara de Vereadores de Palma Sola retomou na última sexta-feira, dia 27, as sessões ordinárias no novo plenário, que passou por uma ampliação, reforma estrutural e tecnológica. O plenário ficou 15 dias sem atividades para a instalação do novo sistema de som, câmeras de alta definição e atualização completa da central de transmissão, que agora permite maior qualidade para quem acompanha de casa.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores Rafael Marques Battisti (PP), o espaço não será inaugurado oficialmente ainda, porque a segunda etapa da obra, voltada à área administrativa segue em execução. Essa área passará por melhorias de piso, salas internas e fachada. A primeira fase já entregue, soma quase 340 metros quadrados de renovação, com auditório para 76 pessoas sentadas, sala da presidência, cozinha, sala de reuniões e dois banheiros com acessibilidade.
A reabertura marcou a retomada da participação presencial da comunidade nas sessões, em um ambiente mais amplo, ventilado e com layout reorganizado. O plenário recebeu novas mesas, iluminação reforçada e adequações de acessibilidade para garantir circulação segura ao público. O objetivo, segundo Rafael, é tornar as reuniões mais transparentes e acessíveis.
Nesta primeira sessão no novo espaço, cinco entidades do município receberam emendas impositivas referentes ao orçamento de 2026. A entrega foi feita durante a sessão ordinária, com representantes das instituições convidados a participar da cerimônia.
Foram contemplados o Clube de Mães Vencedoras da comunidade de Santo Inácio, com R$ 22.252,47; a Associação de Veteranos de Palma Sola, com R$ 17.287,52; a Associação Esportiva Canarinho do Oeste de Progresso do Oeste, com R$ 4.781,52; a Associação Trevisani Nel Mondo de Palma Sola, com R$ 13.976,76; e a Associação Esportiva e Recreativa Juventos da comunidade de São Luiz, com R$ 36.780,94. O presidente Rafael destacou que, ao todo, 22 comunidades, instituições e associações serão contempladas com emendas, sendo duas destinadas ao município e 20 às comunidades do interior.
Rafael reforça que toda a população está convidada a conhecer o novo plenário e acompanhar as sessões, que continuam sendo transmitidas pelas plataformas oficiais com qualidade superior após a reformulação técnica.