Câmara de Guarujá passa por reforma
Telhado comprometido, gesso danificado e equipamentos eletrônicos afetados pelas chuvas, motivaram a reforma da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, que pode chegar a R$ 96 mil
O diagnóstico das obras aponta que as tesouras do telhado estão comprometidas por cupins, o que favorece a entrada de água durante as chuvas, além de afetar severamente o forro de gesso. ( foto: ASO/Ruthe Kezia)
A Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul está passando por uma reforma estrutural aguardada há anos. Identificada como prioridade desde o início de 2025, a obra busca corrigir problemas graves que vinham se acumulando ao longo do tempo, desde o telhado comprometido por cupins, ao gesso que desabou em paredes laterais.
Segundo o presidente da Câmara, Fabrício Wagner (PP), as danificações eram visíveis. Haviam infiltrações que escorriam pela estrutura durante chuvas mais intensas, lâmpadas queimadas com frequência, equipamentos eletrônicos danificados pela umidade e até fotografias de ex-presidentes que chegaram a cair das paredes: "É algo que passou do tempo de ser feito. Quando chove em excesso, ela não pinga, ela realmente escorre para dentro", descreve o presidente, referindo-se ao problema no telhado.
O diagnóstico das obras aponta que as tesouras do telhado estão comprometidas por cupins, o que favorece a entrada de água durante as chuvas. A estrutura do forro de gesso foi severamente afetada, Fabrício conta que em uma das laterais, praticamente todo o revestimento precisará ser refeito. Além da parte estrutural, a reforma contempla nova pintura interna, com o objetivo de dar uma apresentação mais digna ao espaço público.
Para viabilizar as obras, a Câmara utilizará recursos próprios do orçamento do Legislativo Municipal, complementados pelo poder Executivo. “O espaço da Câmara de Vereadores, não pertence ao poder Legislativo, esse espaço é do poder Executivo. Esse é um acordo que teve entre o Executivo e o Legislativo por toda a história do município”, destaca Fabrício. O processo licitatório foi concluído, com registro de preço de R$ 96.263,09, valor que representa o teto do investimento.
O presidente ressalta que o Legislativo guarujaense utiliza apenas cerca de 3,3% da receita municipal, bem abaixo do limite legal de aproximadamente 7%: "Nós não pegamos nem a metade do que podemos pegar", explica. Somente no ano passado, foram devolvidos R$ 240 mil ao Executivo, valor este que motivou o reinvestimento na própria Casa: "A devolução que nós fizemos no ano passado, foi devolvida com o intuito de reinvestir na Câmara", afirma o presidente.
Cronograma e funcionamento durante as obras
Os levantamentos e averiguações iniciais da obra já iniciaram, porém a execução mais intensa deve começar nos próximos dias, com previsão de conclusão entre 15 e 20 dias, o que situa o término entre o início e meados de junho.
Durante o período de reforma, a Câmara seguirá funcionando normalmente em seus serviços administrativos. As sessões plenárias serão temporariamente transferidas para outros espaços do município. Fabrício conta que as opções em estudo são o auditório da EEB Elza Mancelos de Moura ou na prefeitura. O anúncio oficial do local será feito nas redes sociais da Câmara.
A reforma estrutural integra um conjunto de investimentos que Fabrício vem realizando desde que assumiu a presidência da Câmara, em 2025. Já foram adquiridas novas poltronas para o plenário, uma câmera de maior qualidade para transmissão das sessões e equipamentos de áudio aprimorados, em resposta a reclamações recorrentes da população.
Após a conclusão da reforma, o presidente planeja instalar uma galeria memorial dos vereadores, com fotos de todos os parlamentares que passaram pela Casa desde a primeira legislatura até a atual, a 16ª: "Uma foto com todos os vereadores para que fique na lembrança do povo guarujaense, aqueles que trabalharam pelo município em cada ano, desde a emancipação", detalha Wagner.
Para Fabrício Wagner, investir no espaço físico da Câmara é uma obrigação com a população. Ele lembra que o prédio é amplamente utilizado pela comunidade para reuniões, palestras e eventos, chegando a ficar sem disponibilidade em algumas semanas: "O munícipe guarujaense paga seus impostos e tem direito de usufruir de um lugar bom", afirma.
Com a presidência encerrando-se ao fim deste ano, Fabrício quer garantir que a Câmara de Vereadores esteja bem estruturada para os próximos gestores: "Nós somos passageiros na Câmara, mas quero deixar um legado e entregar essa casa bem administrada e bem organizada", conclui o presidente Fabrício Wagner.
Encontrou algum erro? Clique aqui Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/