16/02/2016 às 15h52min - Atualizada em 16/02/2016 às 15h52min

Acadêmicos de Educação Física são aprovados como árbitros da Federação Catarinense de Futebol

São Miguel do Oeste
Divulgação

                Quatro estudantes de graduação do curso de Educação Física, dos campi de São Miguel do Oeste e de Xanxerê, comemoram sua aprovação na seletiva de arbitragem realizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).

                Elis Carla Guerra (33 anos), Ericles Isaura Artuzi (19), Tamiris Rodrigues Marmentini (23) e Everton Coli (28) participaram, de agosto a novembro do ano passado, do curso de Arbitragem Gilberto Nahas, promovido pela FCF em parceria com o Sindicato de Árbitros (Sinafesc), em Chapecó.

                No mês de janeiro, eles realizaram testes físicos e teóricos, em Itajaí, também obtendo aprovação, o que os habilita a atuarem em jogos do Campeonato Catarinense, além de campeonatos juvenis promovidos pela FCF. E os testes físicos, especificamente, foram dignos de atletas profissionais: provas de seis tiros de 40 metros, no tempo de 6,6 segundos, e 24 tiros de 150 metros, em 35 segundos. No último dia 29 de janeiro, ocorreu, em Florianópolis, a formatura dos novos árbitros, com entrega de certificados.

                A acadêmica da 7ª fase de Licenciatura na Unoesc São Miguel do Oeste, Elis Guerra, trabalhará nos jogos escolares da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e em campeonatos locais, havendo ainda a previsão de arbitrar em regionais, como o Campeonato Estadual de Amadores 2016. "Sempre gostei e joguei futebol. Quando comecei a universidade, foram surgindo cursos e eu fui participando deles. Hoje, já estou inscrita como árbitra assistente na Associação Regional de Árbitros na Cidade de São Miguel do Oeste (Araf)", afirma.

                Algumas características, segundo os novos árbitros, devem fazer parte do perfil profissional de um juiz de futebol: seriedade, confiança, postura, boa capacidade física, inteligência para tomar decisões rápidas. E, fundamentalmente, gostar do que faz.

                Todos também são unânimes em outro aspecto: está valendo a pena cursar Educação Física na Unoesc, em virtude de o curso abrir muitas portas para o futuro profissional. Inclusive, pretendem fazer pós-graduação em sua área de estudos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »