O programa Escrevendo com o Sicredi reuniu mais de 300 estudantes dos 5º e 9º anos das redes municipal e estadual de Anchieta. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, e a cooperativa do Sicredi Fronteiras do município.
Em sua quarta edição em Anchieta, o programa vem registrando crescimento na participação e no envolvimento das escolas. Conforme o Gerente do Sicredi Fronteiras, André Batistella, a iniciativa faz parte dos princípios do cooperativismo ao incentivar a educação, a leitura e a escrita entre crianças e adolescentes. A cooperativa destacou a presença do vice-presidente do Sicredi, Fábio Júnior Câmara, na etapa municipal e reafirmou o compromisso de manter o projeto nos próximos anos, ressaltando que os estudantes deixam a competição motivados e valorizando o aprendizado proporcionado.
A final aconteceu no Ginásio Municipal Hilário Pompermayer e contou com a participação dos alunos classificados nas etapas desenvolvidas dentro das escolas. Representaram o município estudantes da EMEF Xavantes, CMEI Centro Municipal de Educação, EEF João Café Filho, EEF PE Reinaldo Stein e do EEB Professor Osni Paulino da Silva.
Conforme a secretária municipal de educação Ana Paula Milan, esta foi a quarta edição do programa em Anchieta. Em nível regional, a iniciativa já está na nona edição e tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e o domínio da língua portuguesa.
O trabalho inicia nas escolas, onde os professores de língua portuguesa utilizam um texto encaminhado pelo Sicredi para desenvolver atividades de leitura, interpretação e ortografia. Durante esse processo são realizados ditados e etapas eliminatórias que definem os representantes de cada unidade escolar para a fase municipal. Na final, os participantes passaram por novas rodadas de ditado conduzidas por uma pedagoga contratada pelo Sicredi. Em caso de empate, novas palavras eram ditadas até a definição dos vencedores.
Além da escrita, a secretária destaca que o programa contribui para o desenvolvimento de competências como concentração, responsabilidade, respeito e equilíbrio emocional. Segundo ela, durante a competição foi possível observar demonstrações de empatia entre os estudantes, que incentivavam e apoiavam os colegas durante as provas: "Ali nós vemos muito mais do que escrever corretamente. As crianças aprendem a lidar com a frustração, com a vitória, com a derrota, a torcer pelo colega e a demonstrar empatia. Tivemos alunos nervosos, emocionados, colegas consolando uns aos outros. Esse também é um aprendizado para a vida", afirmou.
Outro destaque foi a participação das famílias e das escolas, especialmente das comunidades do interior, cujos alunos foram transportados até a cidade para participar do evento. Acompanharam a programação estudantes do 4º e 8º anos, que poderão participar do programa nas próximas edições.
Ao final da competição, foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores do 5º ano receberam tablets, fones de ouvido e alexas enquanto os do 9º ano foram contemplados com notebooks no lugar dos tablets, fones de ouvido e alexas.
Toda a organização do programa, incluindo materiais, equipe técnica, jurados e premiações, foi realizada pelo Sicredi Fronteiras de Anchieta. À Secretaria de Educação e às escolas coube a execução do trabalho pedagógico e das etapas classificatórias.
Para a secretária, a continuidade da parceria é importante por proporcionar experiências que complementam o aprendizado em sala de aula e contribuem para a formação dos estudantes, estimulando tanto o desenvolvimento da escrita quanto habilidades que serão levadas para a vida escolar e pessoal.