O projeto Construindo o Amanhã, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Campo Erê em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, vem oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes do município. A iniciativa é patrocinada pelo Banco Santander, por meio do programa Amigo de Valor, e Campo Erê foi o único município de Santa Catarina contemplado para executar o projeto.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Gilberto Do Amaral, a conquista representa um importante reconhecimento ao trabalho realizado no município: "Campo Erê foi o único município do estado contemplado pelo programa. Somos muito gratos ao Banco Santander por acreditar no projeto e possibilitar que essas ações sejam desenvolvidas", destacou.
O projeto atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, oferecendo cinco oficinas voltadas ao desenvolvimento pessoal, social e educativo. A seleção dos participantes prioriza famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas cadastradas no Cadastro Único, além de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do SEMEAR e do Pró Menor. Havendo vagas disponíveis, o atendimento é ampliado para estudantes de outras escolas do município.
Segundo Gilberto, as oficinas representam muito mais do que atividades complementares. Elas contribuem diretamente para a formação cidadã dos participantes. Um dos exemplos é a oficina de karatê, que, além da prática esportiva, trabalha valores fundamentais para a convivência em sociedade: "O karatê é um ensinamento para cada criança e adolescente que participa, ajudando a transformá-los em cidadãos mais conscientes e respeitosos. Esse é justamente o propósito do Construindo o Amanhã: oferecer condições para que essas crianças tenham um futuro melhor", ressaltou o secretário.
Outro avanço importante foi a implantação de uma sede exclusiva para o projeto. Conforme explicou o secretário, um dos requisitos estabelecidos pelo Banco Santander para a continuidade da parceria era que o programa tivesse um espaço físico próprio, garantindo identidade e estrutura adequadas para as atividades.
Com o apoio da prefeita Rozane Moreira e do vice-prefeito Antonio Teixeira, o município disponibilizou um imóvel ao lado da Escola João Teles Padilha, onde atualmente são desenvolvidas todas as oficinas. Para o secretário, a criação desse espaço fortalece o atendimento e garante melhores condições para a execução das ações.
Além da estrutura física, a equipe da Secretaria de Assistência Social e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram, entre os dias 15 e 17, de uma capacitação realizada em Gravatá-PE. A formação faz parte das exigências do programa e é considerada fundamental para que Campo Erê possa renovar a parceria e continuar recebendo os recursos destinados ao projeto nos próximos anos.