Na última segunda feira, dia 27, a agência do Sicoob de Palma Sola comemorou os 37 anos do Sicoob São Miguel, com uma celebração que reuniu colaboradores e associados, para comemorar a história, o cooperativismo e o fortalecimento regional. O dia 25 de julho de 1989, ficou marcado na trajetória da cooperativa, fundada por 34 agricultores com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito e fortalecer a economia local por meio do cooperativismo.
De acordo com o gerente da agência de Palma Sola, Leomar Antonio De Valle, a cooperativa surgiu em um período em que muitos produtores tinham dificuldade para conseguir financiamentos nas instituições bancárias tradicionais. Segundo ele, a proposta era oferecer uma alternativa mais justa, valorizando quem produz e acreditando no desenvolvimento do campo.
Ao longo de quase quatro décadas, o crescimento da cooperativa foi expressivo. Atualmente, o Sicoob São Miguel conta com 67 agências distribuídas em Santa Catarina, além de quatro unidades no Paraná e presença no Rio Grande do Sul. A instituição reúne mais de 180 mil cooperados e administra mais de R$ 9,2 bilhões em ativos.
Para Leomar, esses números refletem a confiança construída ao longo dos anos e o fortalecimento do modelo cooperativista. Ele destacou ainda a importância dos associados de Palma Sola, que contribuem para esse resultado e fazem parte da história de expansão da cooperativa.
Durante a comemoração, um dos momentos especiais foi a presença do agricultor Miguel Pies, um dos primeiros associados do Sicoob São Miguel. Morador de Palma Sola, ele abriu sua conta ainda em 1989 e relembrou como conheceu a cooperativa.
Segundo Miguel, na época ele era associado da Cooper São Miguel e enfrentava dificuldades para obter financiamentos em outros bancos. Foi então orientado a procurar a recém-criada cooperativa de crédito em São Miguel do Oeste, tornando-se o associado de número 120.
Ele afirma que, desde então, sempre encontrou apoio quando precisou de recursos para investir na propriedade. Para Miguel, o principal diferencial do cooperativismo está na proximidade com o associado e na relação de confiança construída ao longo dos anos.
Ainda conforme o produtor, a cooperativa sempre esteve presente nos momentos em que precisou de crédito para fortalecer a atividade rural. Ele parabenizou o Sicoob São Miguel pelos 37 anos de atuação e ressaltou que o crescimento da instituição demonstra a importância do cooperativismo para o desenvolvimento dos produtores e das comunidades onde está inserida.