11/03/2016 às 13h55min - Atualizada em 11/03/2016 às 13h55min

Flor da Serra sediou reunião do Consórcio do Capanema

Encontro dos prefeitos foi na sexta-feira, dia 4

Foi realizada na Câmara de Vereadores de Flor da Serra do Sul, dia 4, uma reunião com os municípios que fazem parte do Consórcio Vale do Capanema: Santa Isabel do Oeste, Ampére, Manfrinópolis, Pinhal de São Bento, Salgado Filho, Flor da Serra do Sul e Bom Jesus do Sul. Segundo o presidente do Consórcio Vale do Capanema, César Bueno, o encontro foi proveitoso.

Na ocasião foi deliberado sobre uma emenda, protocolada, junto a deputados onde os municípios consorciados solicitam equipamentos. Também foi discutida uma lei onde os municípios solicitarão as Câmaras de Vereadores autorização de empréstimo de máquinas, equipamentos e funcionários para serem utilizados entre os municípios, somente em casos de emergência/calamidade pública. “Esse uso não será para o dia-a-dia, mas somente para casos problemáticos como fortes chuvas, enxurradas ou frio intenso”, defende César.

Os representantes dos municípios consorciados também avaliaram uma proposta do Governo do Estado do Paraná em relação à reabertura do Programa Patrulha do Campo. “Fomos favoráveis, desde que seja feita uma nova forma de contratação de empresas”, explica César. Nesta nova proposta o Consórcio Vale do Capanema quer que o recurso financeiro seja repassado diretamente para que eles façam o processo de licitação por conta própria, também pedem que as máquinas utilizadas no programa não sejam mais terceirizadas. “Propomos que o Governo adquira este maquinário e doe ao Consórcio”, disse. “Queremos levar essa discussão aos outros Consórcios do Estado e debater”, disse.

O último assunto debatido na reunião foi o agendamento de uma visita que os representantes irão fazer aos municípios de Cornélio Procópio e Joaquim Távora. Lá serão verificados os sistemas utilizados de separação e coleta de resíduos sólidos e recicláveis. “Vamos ver a viabilidade do sistema para implantar na região”, finaliza César. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »