Secretaria de Cultura ganha nova diretora

Tatiana Zavascki assume a Secretaria de Cultura de Guarujá do Sul, ela inicia o trabalho com foco no incentivo aos artistas locais e na busca por recursos para o setor

Por Ana Antonelli

Tatiana Zavascki assume como diretora da Cultura com entusiasmo e disposição para buscar novos projetos, incentivar os artistas locais e ampliar as oportunidades culturais no município. (Foto: Ana Antonelli)

Tatiana Zavascki é a nova diretora responsável pela Secretaria de Cultura de Guarujá do Sul. Após cerca de 20 anos de atuação na Prefeitura, ela assume a função com o objetivo de ampliar o incentivo aos artistas locais, buscar recursos e fortalecer as ações culturais do município.

No início do trabalho, Tatiana conta com o apoio da secretária de educação, Juliana Seibel Freddi, já que o Departamento de Cultura está vinculado à pasta. Paralelamente, ela afirma estar estudando a área e buscando informações sobre programas, editais e possibilidades de fomento à cultura: “Quando eu digo que estou dando o meu melhor, que vou buscar e correr atrás, eu vou tentar. Se eu não chegar aos meios, a gente vai entrar em um consenso para tentar ajudar todo mundo, elevar a cultura, contribuir com os nossos artistas locais, desenvolver, procurar, buscar e incentivar, para que todos tenham vez”, destaca.

Para a diretora, o trabalho com a cultura precisa começar desde a infância, criando oportunidades para que crianças e jovens desenvolvam seus talentos. Ela cita a participação em um festival recente como exemplo da importância de oferecer espaços para que novos artistas percam a vergonha e tenham incentivo para se apresentar.

 

Programação

Entre as próximas ações está o lançamento do edital da Lei Aldir Blanc, que prevê recursos destinados a projetos culturais. Artistas poderão apresentar propostas dentro dos critérios estabelecidos. Após o período de inscrições, os projetos serão avaliados por uma equipe especializada contratada para essa finalidade.

Outro projeto em preparação é um concurso de fotografias do município. As 12 melhores imagens serão selecionadas para integrar o calendário de eventos de 2027. Haverá premiação para os três primeiros colocados.

A participação será aberta para pessoas de todas as idades. As fotografias deverão retratar o município de Guarujá do Sul, seguindo as regras que serão divulgadas no regulamento, incluindo critérios relacionados ao tamanho e à edição das imagens.

No dia 30 de outubro, está prevista a Noite Cultural, no Ginásio Municipal, com apresentações de algumas escolas do município. A programação já faz parte do calendário cultural local.

Tatiana ainda trabalha nos preparativos para o Natal, que está em fase de licitação.

A diretora reforça que artistas locais que desejam divulgar seus trabalhos, participar de projetos ou buscar apoio podem procurar a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/