24/03/2016 às 15h09min - Atualizada em 24/03/2016 às 15h09min

Palmassolenses encontram Aedes

Segundo informações do setor de Vigilância Sanitária primeiros mosquitos na fase adulta começaram a ser encontrados na cidade há cerca de um mês

Ascom/Gabriela Hoff

Mosquitos do Aedes Aegypti na fase adulta foram encontrados na cidade de Palma Sola e vem causando preocupação aos palmassolenses. Segundo informações do responsável pelo setor de Vigilância Sanitária, Cleverton Basquera, foram encontrados dois mosquitos adultos próximo da Epagri e um próximo da sanga do Farelo e do escritório da Vigilância Sanitária. Outro foi encontrado no Posto de Saúde, mas ainda não há confirmação. O mosquito foi enviado para análise nesta semana.

No entanto Cleverton conta que está não é a primeira vez que mosquitos na fase adulta são encontrados na cidade. “Começamos a confirmar casos há cerca de um mês”, explica o vigilante lembrando que varreduras de limpeza foram feitas na semana passada nas proximidades da Epagri, e nesta semana próximas do Posto de Saúde.

“Temos confirmados deste o início do ano oito focos do Aedes Aegypti em Palma Sola, e isso inclui os ovos, larvas e o mosquito na fase adulta”, alerta Cleverton afirmando que eliminar os focos é a solução no combate às doenças da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O profissional lembra ainda que será realizado até final de ano em Palma Sola, através da Prefeitura, a ação dos 10 minutos, que visa combater o ciclo de vida do Aedes, que é de em média 7 dias. Também está em implantação a Sala de Situação, que servirá para envio de dados ao Estado e reunião das Secretarias e entidades que auxiliarem no combate ao mosquito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »