08/04/2016 às 09h23min - Atualizada em 08/04/2016 às 09h23min

Governo do Estado lança o plano de bacia do Rio das Antas em São Miguel do Oeste

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, lançou na tarde desta quinta-feira, 7, a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas na Associação de Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc), em São Miguel do Oeste. “Este é um estudo necessário para traçar o diagnóstico da situação das águas na região, com informações sobre a quantidade e qualidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região. Aqui nós estamos discutindo o futuro e o cuidado com nosso bem mais precioso”, explica Chiodini.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Wilson Trevisan, destacou a importância do planejamento dos recursos hídricos no Extremo Oeste catarinense. “Não se pode mais imaginar, hoje, o desenvolvimento sem sustentabilidade, e nós gestores precisamos planejar o futuro dos nossos recursos naturais, pensando nas próximas gerações, nossos filhos, netos e bisnetos”, enfatiza Trevisan.

O investimento, na ordem de R$ 1,5 milhão, é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O estudo terá duração de 18 meses e apontará potenciais conflitos de uso dos recursos hídricos, possibilitando ações para reverter ou evitar problemas, como escassez de água ou cheias, por exemplo. O trabalho será dividido em três etapas que compreendem a elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu, a identificação de cenários futuros e a análise de estratégias para a compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.

O evento contou com a presença também do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Itapiranga, Miguel Schneider, o prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, do presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Giovani José Teixeira, demais autoridades e também diversos profissionais que atuam na área de recursos hídricos.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »