20/04/2016 às 17h34min - Atualizada em 20/04/2016 às 17h34min

Com mais de 1,7 milhão de doses da vacina, campanha contra a gripe em SC começa dia 25

Imagem Ilustrativa

A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina se inicia na próxima segunda-feira, 25. O dia "D" de mobilização será realizado no sábado, 30 de abril, em todos os municípios catarinenses. O Estado receberá 1.759.000 doses da vacina. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas a imunizar a população.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. “Este ano, temos um perfil epidemiológico diferente de outros anos, devido ao grande número de casos de gripe neste início de inverno, por isso o adiantamento da campanha”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 19, no 8º andar da secretaria.

 O secretário de Estado da Saúde, Murillo Capella, ressaltou a gravidade da doença e a importância da vacina contra a Influenza. “A gripe é uma doença grave e é muito mais grave para grupos prioritários, que, em 2015, tiveram 87% dos casos de óbito. Por isso, seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e estamos unindo forças com órgãos de saúde estaduais e municipais, além do apoio da Associação Catarinense de Medicina”, destacou Capella.

O infectologista Antônio Miranda, diretor do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, também presente no evento, enfatizou a todos que a vacina não faz mal. “A vacina contra Influenza só traz benefícios à população. É importante que as pessoas, assim que sentirem os primeiros sintomas de gripe, procurem a unidade saúde mais próxima. Os casos mais graves serão transferidos para o Nereu Ramos, e lá estaremos preparados para atender precocemente esses pacientes”, explica Miranda.

Além da vacina, a etiqueta da tosse é uma eficiente forma de prevenção do vírus Influenza, de acordo o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Rafael Klee de Vasconcellos. “Estamos aqui como parceiros dessa campanha. A comunidade médica catarinense seguirá o padrão de comunicação do ministério e da secretaria no encaminhamento dos casos graves de gripe”, informou Vasconcellos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »