29/06/2016 às 16h40min - Atualizada em 29/06/2016 às 16h40min

Região de São Lourenço do Oeste define prioridades para o Orçamento Estadual de 2017

Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade dos sete municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, definiram nesta terça-feira, 28, as prioridades a serem inclusas no Orçamento Estadual para o próximo ano. A região definiu três ações como as mais prioritárias, dentre as 12 que já constam do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado.

As prioridades foram elencadas durante a Audiência Pública do Orçamento Regionalizado, promovida pela Assembleia Legislativa, através da Coordenadoria do Orçamento Estadual. A importância dos dados levantados reside no fato de que eles contribuirão de forma significativa para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017.

Prioridades

Em ordem de importância, de uma lista de 12 ações prioritárias, a plenária elegeu três como as de maior relevância, para serem inclusas no Orçamento do Estado para 2017, são elas: Reformas e Ampliação do Hospital da Fundação que atende pacientes de toda a região; Reabilitação da Rodovia SC 305, trecho entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste, considerado o mais precário e Construção do Presídio Regional, para atender a demanda por vagas para o cumprimento de penalidades a infratores.

 

Sobre as Prioridades

Ampliação e Reforma do Hospital da Fundação

A instituição hospitalar recebe pacientes de todos os municípios da região para ações de média complexidade, entretanto, necessita de maiores investimentos para atender a demanda. Aproximadamente 80% dos atendimentos são realizados via SUS, e por esta razão, a instituição enfrenta dificuldades para se manter. É importante salientar que o Hospital da Fundação tornou-se referência para a Secretaria de Estado da Saúde na realização de mutirões de cirurgias eletivas e com as adaptações necessárias, será possível ampliar ainda mais o número de procedimentos e a qualidade dos serviços ofertados.

 

Reabilitação da SC 305 – trecho SLO a Campo Erê

De acordo com o gerente regional de Infraestrutura, Hélio Viganó Júnior, este trecho possui uma extensão de 46 quilômetros e foi edificado em 1988, sendo que de lá pra cá não houve uma manutenção adequada do  trajeto que se encontra em precárias condições de tráfego, tanto pelas más condições do pavimento como também pela falta de sinalização horizontal e vertical. Esta rodovia é uma das principais ligações entre os municípios da região.

 

Construção de Presídio Regional

De acordo com o Promotor de Justiça, Eraldo Antunes, é urgente a necessidade de que a região possua uma Unidade Prisional, já que não há mais como ficar a mercê da disponibilidade de vagas nos presídios de Xanxerê e Chapecó, para que seja possível aplicar as devidas penalidades aos infratores. Segundo o Delegado Regional Carlos Augusto Morbini, os profissionais da Segurança Pública que atuam na região, enfrentam sérias dificuldades em sua atuação devido a ausência de local para abrigar os meliantes. Ele acrescenta ainda que a população sofre com a grande reincidência de delitos praticados por cidadãos que muitas vezes acabaram impunes por ausência de vagas em presídios da região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »