06/08/2016 às 09h11min - Atualizada em 06/08/2016 às 09h11min

Agroindústria La Vida conquistou o SISBI/SUASA

Objetivo da empresa é aumentar atuação no mercado e comercializar seus produtos a nível nacional

Divulgação

 A agroindústria La Vida, de Campo Erê, conquistou recentemente a certificação obtida pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISBI) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). O objetivo é aumentar a atuação no mercado com a comercialização nacional dos produtos por meio da chancela SISBI. A iniciativa integra as ações do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), desenvolvido pelo Sebrae de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura do município.

A bióloga e consultora credenciada ao Sebrae, Mônica Lourdes Rosanelli, ressalta que a empresa estava limitada a comercializar seus produtos devido às barreiras territoriais, já que apresentava como certificação de inspeção apenas o Serviço de Inspeção Municipal. O SISBI será um complemento na rotulagem, pois a empresa continua sendo fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), porém passa também a ser fiscalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo a consultora, com a certificação, a empresa terá aumento no faturamento devido à existência de clientes interessados fora do município e, consequentemente, o incremento do mercado consumidor, o que gerará também novos postos de trabalho aos municípios. A empresa investirá em produtos mais elaborados e com maior valor agregado para chegar aos grandes centros, o que possibilitará o crescimento da produção com a valorização da matéria prima que, é oriunda das propriedades rurais dos proprietários e de vizinhos, onde é feita a coleta do leite.

As ações na empresa La Vida, estão entre os principais resultados obtidos pelo DET em Campo Erê. Para o coordenador regional do Extremo Oeste do Sebrae, Udo Trennepohl, as conquistas serão estratégias não somente para consolidar o trabalho da empresa, mas também para o movimento econômico do município e da região. “A certificação mostra que os empreendimentos estão preparados para atuar em território nacional e, nós do Sebrae/SC, estamos felizes por ter acompanhado e contribuído para essa conquista”.

 

LA VIDA

A empresa, constituída pelo casal Valdecir Tacca e Anair Tacca e o filho Cleomar Tacca, foi criada no ano de 2015, após o retorno do filho Cleomar do colégio agrícola – Cedup. Formado como técnico agrícola, Cleomar conheceu a realidade da produção de leite, bem como a industrialização da matéria prima que a família produzia, porém repassava a laticínios maiores, dificultando a agregação de valores ao produto.

Com a volta para a propriedade, surgiu a ideia de trabalhar com queijo, porém, para realizar a atividade dentro das normas legais,  Cleomar procurou os técnicos da Epagri que o ajudaram a dar os primeiros passos.

Em 2015, a Prefeitura de Campo Erê formalizou parceria como o Sebrae para a implementação do DET. Dessa forma, toda semana a consultora, Sandra Mara Pulh Somavilla visita o município e verifica as demandas de consultorias. Em visita à família, identificou a necessidade de consultoria no setor de alimentos, que vem sendo realizada pela consultora, Mônica Lourdes Rosanelli.

Com isso, verificou-se a necessidade de elaboração de documentação, as quais foram elaboradas com base na certificação SISBI. Desde então, estão em andamento os programas de autocontrole e acompanhamento de instalação de equipamentos. Foram elaboradas as rotulagens e aprovação com o fiscal. Em dezembro de 2015, participaram da inauguração da indústria para a inspeção SIM, sendo necessário realizar alguns meses de produção para acompanhamento dos trabalhos e posterior certificação SISBI.

Em abril deste ano foi feita a primeira auditoria para a certificação, na qual foram solicitadas algumas alterações que foram realizadas pela empresa. “Com isso, tivemos a honra de participar da entrega da Certificação SISBI, propiciando à empresa o aumento de sua possibilidade de mercado, derrubando barreiras estaduais”, enfatizou Mônica.

 

PRODUTOS

Atualmente a empresa La Vida fabrica queijo tipo colonial, sendo comercializados por mês cerca de 1.000 kg. O produto é vendido em Campo Erê, São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Coronel Vivida, Francisco Beltrão, São Miguel do Oeste e região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »