23/08/2016 às 16h41min - Atualizada em 23/08/2016 às 16h41min

Escola de São José do Cedro realiza Oficina do Conhecimento para incentivar aprendizado dos alunos

Com o objetivo de estimular e incentivar a aprendizagem dos alunos a Escola de Educação Básica Cedrense, de São José do Cedro, realizou no dia 8, as Oficinas do Conhecimento, um momento de articulação entre a teoria e a prática com a realização de oficinas pedagógicas.

As oficinas pedagógicas são práticas didáticas que permitem uma ação educativa por meio do trabalho prático ou na execução de atividades que busquem construir o conhecimento. São espaços de trabalho que contam com a participação ativa de cada aluno na execução de tarefas coletivas.

A direção da escola destacou que esse trabalho foi uma solicitação dos próprios alunos, que no ano passado foram questionados sobre que projetos gostariam que a escola desenvolvesse. “A opinião dos alunos foi pela promoção de projetos voltados principalmente à arte e a cultura, e por isso, optamos pelas oficinas do conhecimento como um grande segmento do grande projeto que está sendo desenvolvido, intitulado ‘Arte e Cultura’.

Os trabalhos foram desenvolvidos com os alunos do Ensino Fundamental, séries iniciais e finais, e Ensino Médio. Todas as atividades foram realizadas no horário de aula e organizadas por voluntários, professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores da escola.

A gerente de Educação da Regional de Dionísio Cerqueira Tânia Gasperin dos Santos destacou que foi um excelente evento. “Parabenizamos todos os envolvidos pela iniciativa e pelo maravilhoso resultado alcançado. Esse trabalhou propiciou aos alunos muito mais que aprendizado, proporcionou conhecimento para a vida”.

Já a direção da escola ressaltou que a Oficina do Conhecimento propiciou a professores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestores e comunidade escolar um momento pertinente de interação, troca de informações e construção do conhecimento. “Com certeza nos possibilitou repensar as estratégias didáticas, bem como agregar novos conhecimentos”.

As oficinas desenvolvidas foram:

Oficina de Culinária – desenvolvida pela extensionista da Epagri Rejane Rigo

Literatura Brasileira – responsáveis as professoras Noemi Constancio, Rosana Salete Piccinn, Ana Elisabete Elesbão e os alunos do terceiro 33 e segundo 21 do Ensino Médio

Dramatização de História Infantis – realizada pela professora voluntária Marisângela Surdi

Postura em sala de aula – com a voluntária fisioterapeuta Janaina Rockembach

Movimento Físico para uma vida saudável – com a voluntária professora Claúdia Schein

Aspectos Culturais da Itália – com a voluntária Odete Delazari

Aspectos Culturais da Turquia – com a voluntária professora Beatriz Rosa

Aspectos Culturais da Índia – com a voluntária Darci Link

Olimpíadas no Brasil – responsáveis foram os professores de educação Física Gelsimar Alberti e Rosane Kummer

Brinquedos antigos – responsáveis os professores regentes representantes de cada turma da escola. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »