02/09/2016 às 17h26min - Atualizada em 02/09/2016 às 17h26min

Alunos de Guarujá do Sul participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

Comissão Julgadora se reuniu, dia 24, e avaliou as redações

Na quarta-feira, dia 24, uma Comissão Julgadora Municipal se reuniu na Secretaria de Educação de Guarujá do Sul para avaliar os textos finalistas, escolhidos pelas escolas para participar da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Participaram da Comissão Julgadora Municipal representantes da Secretaria Municipal de Educação, representantes da ADR de Dionísio Cerqueira, das escolas e da comunidade local. Os textos finalistas serão enviados para a fase estadual onde concorrerão com todos os textos finalistas do Estado.

 Conforme a pedagoga, Adriane Gossler, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Participaram professores da rede municipal e estadual e seus alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas seguintes categorias: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 7º e 8º anos do ensino fundamental; Crônica: 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio; Artigo de opinião: 2º e 3º anos do ensino médio.

“É um processo muito importante, pois além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula”, comenta a pedagoga, Adriane afirmando que a experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.

Os textos escolhidos foram:

Categoria Poema da aluna Sergiane Britz; Titulo: Meu Pedaço de Chão; Professora: Claudete T. Rockenbach da Escola Núcleo Municipal Arco-Íris – Sede.

Categoria Memórias Literárias da aluna Indiamara Guimarães Foretti; Titulo: A Dor Do Amor; Professora: Vânia Girardello da Escola Núcleo Municipal Arco-Íris – Sede.

Categoria Crônica do aluno: Hectore Angelo Caramori; Titulo: Dois Pra Lá, Dois Pra Cá; Professora: Luizane Schneider da Escola EEB Profª Elza Mancelos de Moura.

Categoria Artigo De Opinião do aluno: Kelen Gisch; Titulo: Não Diga Que A Vida Está Perdida; Professora: Luizane Schneider da Escola EEB Profª Elza Mancelos De Moura. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »