13/10/2016 às 09h13min - Atualizada em 13/10/2016 às 09h13min

Engenharia de Alimentos promove curso sobre sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Divulgação

O curso de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) reuniu, recentemente, 24 engenheiros de alimentos, médicos veterinários, nutricionistas e outros profissionais da área na Unoesc São Miguel do Oeste. Durante a atividade, a professora do curso de Engenharia de Alimentos, Márcia Eliza Cattanio, abordou sobre os objetivos do sistema APPCC aplicados  na indústria; o uso adequado das ferramentas; os pré-requisitos para implantação desse sistema; a sua manutenção, além da elaboração do plano e seu sistema de verificação.

            Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Eliane de Carli, o APPCC é uma ferramenta de gerenciamento, utilizada para proteger os alimentos de perigos físicos, químicos e microbiológicos. "O sistema tem o objetivo de reduzir o risco de potenciais perigos contidos nas diversas fases do processamento, desde a matéria prima até o consumo final", explica a professora.

            A engenheira de alimentos, Stael Daíse Max, diz que o curso foi dinâmico e explicativo. "A ferramenta APPCC é fundamental para o controle da qualidade e segurança dos alimentos nas indústrias, seja de pequeno, médio ou grande porte. O curso possibilitou fortalecer conceitos básicos de Boas Práticas de Fabricação e ressaltou a importância dos pré requisitos na produção. Além disso, permitiu conciliar a parte teórica da ferramenta com as particularidades de cada processo de produção", avalia Stael.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »