26/10/2016 às 08h13min - Atualizada em 26/10/2016 às 08h13min

Administração reuniu-se com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário

Divulgação

Na manhã da última sexta-feira, dia 21, foi realizada na Câmara de Vereadores, reunião com os integrantes do CMDA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário). Na oportunidade esteve presente o prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro; o secretário de Agricultura, Douglas Patel; controlador interno da Prefeitura, Rudimar Winter e representantes das comunidades do interior.

Primeiramente o prefeito, Plínio destacou sobre a importância da agricultura em nosso município, sendo que é o setor que mais viabiliza economia para São José do Cedro. O chefe do Executivo também destacou que neste ano a economia do nosso país não está em uma situação favorável o que também não acarretou em bons resultados para nosso Estado e Município, e para 2017 a expectativa não é nada boa. Na oportunidade o prefeito também ressaltou que toda economia que é gerada pelos impostos é investida em todas as áreas do setor público, sendo que em alguns casos a Administração assumiu compromissos que em outros anos eram custeados pelo Estado.

Plínio, explicou que a Administração está empenhada em fechar as contas deste mandato, sendo que a situação da Prefeitura de São José do Cedro está boa em comparação a outras cidades da região. No setor de Agricultura mesmo com a crise financeira do país não foi paralisado nenhum serviço e até alguns foram ampliados. Em sua fala o prefeito destacou que ainda é necessário que os agricultores se conscientizem da importância de ser feita a emissão das notas fiscais de toda sua produção, pois assim, o município será beneficiado e sua família também.

Em seguida o controlador interno da Prefeitura, Rudimar Winter, ressaltou sobre o FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), movimento econômico e retorno do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Na reunião também foi apresentado aos agricultores alguns números do movimento econômico dos municípios que integram a Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina). Através desta apresentação pode-se constatar que em algumas cidades onde o número de habitantes é menor que São José do Cedro, o movimento econômico da agricultura é maior. É essencial que os produtores rurais se conscientizem da importância da emissão das notas fiscais mesmo que o faturamento de sua produção não seja tão alto. 

Após, o secretário de Agricultura, Douglas Patel fez a prestação de contas deste ano. Como ele explicou São José do Cedro possui 181,25 Km² ou 28.125 hectares. Na oportunidade foi exposto o relatório dos produtos comercializados no período de 20 de outubro de 2015 até 19 de outubro de 2016, destacando quatro importantes atividades que tem um dos maiores movimentos na agricultura: leite “in natura” com 36,82%; suínos com 16,35%; soja 10,02% e o milho com 5,78% do movimento.

Na reunião o Conselho optou por um reajuste no valor das horas máquinas, principalmente para o programa de silagem, uma vez que 82,88% do serviço é executado com tratores terceirizados, haja vista que houve aumento  do óleo lubrificante, filtros, concertos, manutenção, salário e encargos entre outros, ainda assim o valor ficará inferior de uma hora padrão estabelecida pela Epagri, com isso os tratores terceirizados atenderão em tempo hábil todos os agricultores que precisarem do serviço.  

Douglas continuou apresentando alguns números sobre o programa de silagem. Neste ano foram efetuadas 8.208 horas de silagem, sendo que 82,88% foram realizadas com máquinas terceirizadas e 17,12% com equipamentos da Prefeitura. Os agricultores também foram informados que no final de novembro será efetuada a recolha de lixo no interior. Outro programa que apresentou bons resultados foi o de inseminação artificial, sendo que a Administração através da Secretaria de Agricultura promoverá capacitação para os inseminadores e disponibilizará mais opções genéticas nas raças holandês e jersey. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »