21/12/2016 às 15h00min - Atualizada em 21/12/2016 às 15h00min

EEB Professora Elza Mancelos passará pela reforma no Ensino Médio

Conversamos com o diretor do educandário, Nelson Matias, para saber o que irá mudar

Em recente entrevista o diretor da EEB Professora Elza Mancelos de Moura, Nelson Matias, falou sobre as alterações que serão realizadas no ensino médio do educandário. No dia 22 de novembro, a direção realizou uma reunião com os pais dos alunos que cursarão o 1º ano do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional – EMIEP.

“Eles entenderam que a ideia é a melhora do ensino e por isso afirmaram que serão nossos parceiros”, conta Nelson explicando que as turmas que atualmente cursam o ensino médio não sofrerão alterações. “A mudança será aplicada apenas para os 30 alunos que iniciarão o ensino médio no próximo ano”, diz.

O diretor falou ainda sobre a preocupação com a qualidade de ensino. “Estamos sempre solicitando novas melhorias. Queremos que as instalações desta nova escola que Guarujá do Sul tem seja um exemplo de estrutura educacional para a região”, disse Nelson alertando para que o Estado faça sua parte. “Queremos que os nossos jovens tenham as mesmas oportunidades que os do litoral têm. Nos como gestores eleitos pela comunidade escolar temos o comprometimento para que isto realmente aconteça”.

A Escola Elza foi uma da contempladas com a reforma no Ensino Médio. O que isso significa? Nossa Escola e mais três no Estado de SC, são as únicas neste novo modelo, que será implantado em 2017. Deveremos ter uma estrutura melhor e com mais computadores para os alunos estudarem, internet com 30 mega em cada laboratório, para ter velocidade e os estudos rederem mais.

O que irá mudar? Tendo em vista que a escola já tem o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP)? O que vai mudar basicamente em 2017 no novo EMIEP, quando iniciam as aulas no dia 13 de fevereiro, é que serão seis aulas num único período (matutino). As aulas iniciarão às 7h30 e vão até às 12h15. Teremos um transporte especial para esta turma que inicia este novo projeto. Serão desenvolvidas 13 disciplinas e não mais 17 como antes. Teremos disciplina de espanhol no contra turno, esta disciplina é opcional.

Em sua opinião qual será a melhora educacional? Nós vemos com bons olhos a mudança. É necessária neste momento, pois alguma coisa tem que ser feita para que os jovens tenham mais vontade de aprender, e tenhamos menos evasão do ensino médio. O curso da forma que estava, era desestimulador, e mesmo os jovens gostando tanto de computador não estavam aguentando o ritmo puxado de tantas disciplinas técnicas e acabam abandonando a escola sem concluir o ensino médio.

Quais matérias serão optativas e quais serão obrigatórias? As matérias normais como: português, matemática, inglês, artes, educação física, química, biologia, física, geografia, história, filosofia, sociologia. Nas disciplinas técnicas teremos um enxugamento, ficando com: introdução à computação e lógica da programação. No EMIEP a optativa será apenas a de espanhol. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »