21/12/2016 às 15h01min - Atualizada em 21/12/2016 às 15h01min

Cuidados com a saúde do idoso

Final de ano e festas que reúnem a família pode ser uma boa oportunidade de ficar de olho na saúde do idoso

Imagem Ilustrativa

Conversamos com a médica e especialista em gerontologia de Guarujá do Sul, que cuida da saúde e envelhecimento dos idosos, Suzzane Marie Blau Grimm. Ela relatou que no final de ano as festividades, que reúnem toda a família, são um bom momento para ficar de olho na saúde do idoso. Confira as dicas:

Algo muda na saúde do idoso no final de ano?

Com a aproximação do final do ano, as famílias se reúnem para iniciar os festejos de Natal e ano novo. Com a casa cheia, a mudança na rotina é inevitável. Alguns idosos, mais sensíveis e com alguma alteração cognitiva, podem ser afetados com este simples fato; adaptável por pessoas mais jovens. Podem ocorrer alterações no temperamento, como ficar irritado com facilidade, agressivo, repetitivo em um diálogo comum, confuso com as informações, lapsos de memória, distúrbios de sono e falta de apetite.

Devido a isso todas as mudanças de rotina no idoso devem ser leves e graduais, para que ele possa se adaptar.  Enfatizo que é muito saudável e importante o geronte conviver com a família, principalmente com os netos e bisnetos, esse convívio diário faz bem para o desenvolvimento psíquico e afetivo da criança e é muito gratificante para os vovôs e bisavôs.

 

A casa vai estar cheia... É necessário ter algum cuidado com a alimentação e mobilidade?

Alguns cuidados devem ser tomados para que tudo ocorra bem nesta data. Deixar o idoso no seu ambiente domiciliar, é o ideal, se for viajar, optar por lugares que o agradem e por períodos mais curtos. A alimentação deve ser leve e sem muitos condimentos, parecida com a do seu dia-a-dia. Se for diabético, hipertenso ou tiver alguma restrição alimentar é muito importante evitar doces, sal ou outros alimentos que façam mal, melhor criar opções possíveis e gostosas para essa data e para a condição de saúde.

A hidratação é fundamental, se não houver nenhuma restrição à água, ingerir 2 litros de água filtrada, mineral ou fervida por dia. Quanto ao sol, evitar a exposição, se for sair de casa sempre utilizar filtro soltar com o fator de proteção no mínimo 30 e acessórios como chapéu (com filtro), bonés, blusas de cor clara, tecido leve e de mangas compridas, as sombrinhas são muito úteis e leques para ventilar. O banho de piscina é bom e refrescante nesta data de calor intenso, cuidar com os horários de exposição, ir antes das 9hs e após as 17hs. No mar os cuidados devem ser maiores devido à instabilidade que as ondas causam, sempre optar por praias com águas mais calmas, evitar rios e açudes.

 

Estudos comprovam que a sociedade brasileira está ficando cada vez mais velha. Pensando nisso como podemos nos preparar para a velhice?

A expectativa de vida no Brasil subiu para 74,9 anos, em 2013, para ambos os sexos, e deverá atingir 80 anos até 2030, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso ocorreu devido à evolução nos tratamentos médicos, diagnósticos precoces e também melhora no saneamento básico. Mas, isso não quer dizer que as pessoas vivam mais e com uma melhor qualidade na vida. Para que isso ocorra, melhor iniciar o ano com hábitos novos e saudáveis. Então, procure seu médico de confiança mais precocemente possível, que ele orientará para a realização de exames e condutas conforme a necessidade. 


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