11/09/2014 às 22h07min - Atualizada em 11/09/2014 às 22h07min

Hoje é Dia dos Bombeiros

Corpo de Bombeiros de São José do Cedro realiza trabalho preventivo continuamente

Analiza Vissotto
São José do Cedro

Amanhã, dia 2 de julho, comemora-se no Brasil o Dia do Bombeiro. E para lembrar a data conversamos com a Corporação dos Bombeiros Militares de São José do Cedro. Segundo o cabo Fábio Luiz Verona, que trabalha como bombeiro desde 1994, atualmente a política do comando é trabalhar a prevenção continuamente. "Antigamente, até quando ingressei na corporação, bombeiro era visto como quem apagava fogo, fazemos isso, mas também trabalhamos em diversas áreas, principalmente com a prevenção”, destaca Verona lembrando que um bombeiro trabalha nos primeiros socorros, acidentes domésticos, prevenção, orientação, atendimento emergencial, entre outros itens.

Segundo o bombeiro o Dia do Bombeiro serve para lembrar a data, mas reitera que para ser bombeiro é preciso ter força de vontade. “Você vai mexer com sangue, vai combater incêndio, trabalha a parte técnica em vistorias, e muito em cima da prevenção. Então o bombeiro tem que gostar do que faz, se não, não vai aguentar, é preciso ter um motivo para trabalhar”, afirma.

Das principais atividades realizadas pela corporação o bombeiro lembra-se do Alerta Vermelho, realizado anualmente. Neste período a corporação presta diversas informações e esclarece dúvidas à população quanto à prevenção de possíveis acidentes domésticos e em empresas e indústrias. “Conferimos botijão de gás, orientamos sobre a fiação elétrica, para que a pessoa não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, para não sobrecarregar, e também sobre laudos que são necessários ser feitos pelo Corpo de Bombeiros quando um empresário cria uma firma”, explica o cabo Verona. Os trabalhos didáticos em escolas do município também são feitos continuamente.

Cursos e especializações também são exigências realizadas atualmente para ser um bombeiro. “Não podemos ficar parados no tempo, cada bombeiro é incentivado e cobrado a fazer todos os cursos, porque precisamos saber fazer de tudo um pouco, desde especializar-se na parte técnica de vistorias até no combate a incêndio e atendimentos emergências”, exemplifica Verona.

O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro realizada em média de cinco a seis ocorrências por dia. “O tipo de atendimento varia muito, mas isso é uma média. Após cada atendimento, principalmente quando é emergencial, sentamos em equipe e debatemos o que temos para melhorar, quais pontos ainda desenvolver e o que fizemos certo”, explica Verona afirmando que este tipo de conversa auxilia na melhora do atendimento realizado pela corporação.

 

Dia do Bombeiro

A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954, sendo que os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram em 1856, quando Dom Pedro II procurou diminuir os incêndios no país, e criou a primeira corporação de funcionários militares que combatia incêndios. Fonte/Brasil Escola. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »