12/04/2017 às 16h03min - Atualizada em 12/04/2017 às 16h03min

Coleta de sangue em Campo Erê é no dia 18

Doar sangue é um ato de solidariedade. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Visando a importância da doação de sangue a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Erê, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, promove nesta terça-feira (18), a primeira coleta de sangue do ano, que será realizada pelo Hemocentro de Pato Branco, o dia todo, a partir das 09h horas no Centro de Especialidades, antigo Posto de Saúde Sede.

Antes da coleta, é realizada uma triagem seguindo as normas exigidas pelo Ministério da Saúde. Os requisitos básicos, e os principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue, são:

  •          Idade mínima de 16 anos e máxima de 60 anos.
  •          Estar em boas condições de saúde.
  •          Pesar no mínimo 50 kg.
  •          Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  •          Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  •          Não ter feito tatuagem, piercing ou cirurgia nos últimos 12 meses.
  •          Não ser gestante, nem estar amamentando.
  •          Não pode ter contato e nem ser portador do vírus da Hepatite.

 

Após a coleta, o sangue passa por diversos tipos de testes e as unidades que apresentam reatividade sorológica, ou seja, possuem resultado positivo para doenças transmissíveis, são descartadas. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao receptor.

A bolsa coletada pode ser fracionada nos seguintes componentes sanguíneos: concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado, por isso em apenas uma doação pode-se salvar até quatro vidas.

Os interessados deverão agendar o seu horário até o dia 17 de abril no horário de atendimento do Centro de Especialidades ou entrar em contato pelo telefone (49) 3655-1099 e 3655-1368.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »