19/07/2017 às 14h07min - Atualizada em 19/07/2017 às 14h07min

Grupo de gestantes de Palma Sola promovem encontros

Informativo da Prefeitura Municipal de Palma Sola

A vivência gestacional é um período único na vida de uma mulher, portanto, merece ser tratado de forma singular e especial por profissionais qualificados, por uma equipe multiprofissional. Todos os meses ocorre no Posto de Saúde de Palma Sola o encontro das gestantes, o último ocorreu no dia 10 de julho. Hoje, em nosso município temos 80 gestantes, mas, apenas 03 participam do grupo de gestantes. 
O baixo número de adesão do projeto é preocupante, visto, que o período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe de saúde desenvolver a educação como dimensão do processo de cuidar. Neste sentido, os grupos de gestantes reforçam o acompanhamento do pré-natal. 
De acordo com a enfermeira e coordenadora dos grupos de gestantes, Adriane Draeger, como é sabido, após a confirmação da gravidez dá-se início ao acompanhamento do pré-natal. Esse primeiro contato da gestante com o profissional da saúde na unidade constitui o acolhimento. Neste momento a gravida recebe as orientações sobre o acompanhamento pré-natal, tendo a possibilidade de conhecer todo o plano de ação e sanar dúvidas. A partir deste momento é gerado um número para o Sistema Nacional SISPRENATAL com todos os dados da gestante, este sistema é abastecido e atualizado ao decorrer de toda a gestação. 
Como destaca Adriane, a realização do pré-natal é fundamental em termos de prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Através do pré-natal é possível identificar doenças que já estavam presentes no organismo, que muitas vezes evoluem de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, etc. Através do diagnóstico é possível tratar e diminuir os prejuízos à mulher, não só durante a gestação, mas por toda a sua vida. 
De acordo com a Assistente Social, Claiceane De Oliveira, os encontros com os grupos de gestantes são fundamentais no processo de prevenção à saúde. “As gestantes que participam dos grupos ganham um kit de produtos relacionados aos cuidados da saúde, um incentivo a mais para que elas participem. A maioria do público é carente e vive a primeira gestação. Eu acompanhei algumas necessidades em especial de produtos que as mães mais carentes acabam não providenciando para a vinda do bebê. Porque não é só roupas e sim cuidados de higiene com a mãe e o bebê, evitando agravos de saúde. No kit há produtos simples mais que fazem a diferença nessa preparação da chegada do bebê. Percebemos assim a grande carência dessas mães comprarem esses itens”, destaca Claiceane. 
Ainda de acordo com Claiceane, as gestantes que participam dos encontros além de ganharem o kit, ganham o mais importante - instruções, orientações e conhecimento. São inúmeros profissionais que a cada mês abordam temas distintos de orientações para as gestantes. Médicos, psicólogos, enfermeiras, fisioterapeutas, farmacêutica, assistente social, dentistas, dentre inúmeros outros profissionais que colaboram direta e indiretamente com os grupos. Todas as gestantes palmassolenses estão convidadas a participar dos grupos, conhecimento muda nossas vidas. Participem e incentivem as gestantes a participarem, mais informações fone: 3652-3270.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »