21/08/2015 às 08h22min - Atualizada em 21/08/2015 às 08h22min

“Eu sou colono”

Com orgulho Fabio Rodrigo Henn, morador da linha Progresso do Oeste, afirma que voltou para o interior em busca de qualidade de vida

Analiza Vissotto
Palma Sola
ASO/Igor Vissotto

O jovem Fabio Rodrigo Henn, 35 anos, é um exemplo de que quando se tem amor pelo que se faz, a vida vale mais a pena. “Eu sou colono e tenho qualidade de vida”, afirmou Fabio lembrando que voltar para o interior também foi uma dura realidade. “Voltei porque meu pai faleceu em 2010, e minhas duas irmãs não mostraram interesse em vir tocar o que era da família. Então acabei vindo, e hoje amo essa vida no interior, junto da minha família”, garantiu. O colono vive rodeado pelos filhos, Maria Luiza e Bernardo, da esposa Clair e sua mãe dona Elma.

Fabio viveu na cidade grande por oito anos. “Morei em Chapecó onde trabalhei em hotel, despachante e até como motorista”, lembra. Mas para o agricultor mesmo com as comodidades da cidade, a vida no interior é melhor. “Eu vivo no interior e daqui tiro meu sustento”, afirmou. Atualmente a família Henn tem parte de sua terra arrendada para plantação de soja, e lida também com leite. “Temos 17 vacas de leite, 12 em lactação”, informa.

O colono explica ainda que as greves dos caminhoneiros [que aconteceu no início do ano] ainda causam prejuízos para o pequeno agricultor. “Me desestabilizei muito, e ainda pago alguns dívidas adquiridas devido as greves, os produtores de leite ficaram bem prejudicados”, lamenta.

Por isso o orgulhoso colono ensina que é preciso aprender a controlar os gastos, ainda mais quando se vive no interior. “Não existe um salário fixo como na cidade, onde no final do mês você sabe quanto irá receber”, exemplifica Fabio afirmando que os produtores de leite nunca sabem exatamente quanto irão ganhar com o leite. “São as empresas que determinam, então você aprende a controlar as compras que faz no mercado, se esse mês vai dar para sair de casa ou não. Você já sabe quanto terá de gastos, como ração, insumos e outros itens”, ensina. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »