26/06/2018 às 13h50min - Atualizada em 26/06/2018 às 13h50min

Santa Catarina registra mais de mil casos de estupro em apenas quatro meses

A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou na segunda-feira, 25, que de janeiro a abril deste ano, ao menos nove mulheres foram vítimas de estupro por dia em Santa Catarina. Os números são alarmantes e totalizam 1.116 estupros no período.

Nesses meses, foram registrados ainda 6,9 mil casos de lesão corporal contra mulheres, sendo desse total, 65% corridos dentro da própria casa.

Segundo a coordenadora das Delegacias de Atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Patrícia Zimmermann D'Ávila, na maior parte dos casos de estupro, o autor é alguém próximo à vítima, podendo ser pai, padrasto, tio ou irmão.

A profissional destaca ainda que o estupro perpassa também o aspecto cultural. Ela lembra que já chegou interrogar pais e padrastos que disseram que era um direito deles que a primeira relação sexual da filha ou enteada fosse com ele.

Para denunciar a violência contra mulher, existe desde 2005 o Disque 180. Nesse canal, as mulheres são orientadas sobre os serviços disponíveis para o enfrentamento do problema.

O serviço é gratuito e anônimo. As vítimas são atendidas por mulheres que são treinadas para dar o encaminhamento necessário para cada caso.



Fonte: Rede Peperi


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »