24/08/2018 às 08h24min - Atualizada em 24/08/2018 às 08h24min

Meteorologia alerta para risco de temporais severos nesta sexta-feira em SC

A sexta-feira, 24, terá risco de temporais severos em todas as regiões catarinenses com chuva, raios, granizo, ventania e riscos de tornados começando pelos setores do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul se estendendo rapidamente para os demais municípios de SC. O alerta foi compartilhado na tarde desta quinta-feira, 23, pelo meteorologista Piter Scheuer.
Conforme o meteorologista, essa condição do tempo severo é favorecida em função do ingresso de um sistema frontal (frente fria) aliado à uma pertubação na média e alta atmosfera em conjunto com o fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica. Rajadas de vento podem oscilar entre 80 e 100 km/h podendo superar estes valores em alguns pontos do topo da Serra, Oeste e Litoral Sul. Há risco de vendaval.
ALERTA DE FRIO INTENSO COM GEADA AMPLA E POSSIBILIDADE DE NEVE E CHUVA CONGELADA
►Sábado (25/08): 
Queda acentuada da temperatura à medida que a frente fria se desloca durante a madrugada do Oeste ao Planalto com mínimas entre 1 e 3ºC e com máximas entre 6 e 9ºC. No topo da Serra, a temperatura mínima pode chegar entre -2 e 1ºC. Chuva e garoa e ocasional e possibilidade de CHUVA CONGELADA do Oeste ao Planalto Serrano alternando com pequenos momentos de melhoria à tarde. 
►NEVE: Remota chance de NEVE, SINCELO assim como GAROA E CHUVA CONGELADA no topo da Serra sobretudo no Morro da Igreja, Morro das Torres em Urupema, Distrito do Cruzeiro em São Joaquim, Distrito de Vacas Gordas em Urubici assim como em alguns bairros das cidades entre o amanhecer, manhã e noite de sábado assim como na madrugada do domingo.
►Domingo (26/08) e Segunda-feira (27/08):
Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio) inibe o processo de formação de nuvens promovendo um dia ensolarado de céu claro a poucas nuvens (céu azul) e com temperaturas muito baixas em todo o estado. Amanhece mais nebuloso (céu nublado) do Oeste ao Planalto Serrano o que eventualmente pode provocar alguma neve ou chuva congelada no topo da Serra durante a madrugada, ficando com sol e poucas nuvens ao longo da manhã e tarde. 
Muito frio no amanhecer com formação de geada ampla em boa das regiões com temperaturas entre -1 e 1ºC no Extremo-Oeste, -3 a 0ºC no Oeste e Meio-Oeste assim como no Planalto Serrano, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. No topo da Serra mínimas entre -3 e -6ºC sobretudo na segunda-feira Chance de sincelo no topo da Serra no início do domingo. Formação de geada nos fundos de Vale e pontos de baixadas em algumas áreas do Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.


Fonte: WH Comunicações

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »