28/02/2019 às 15h37min - Atualizada em 28/02/2019 às 15h37min

Programa auxilia empresas rurais na organização das propriedades

A empresa rural de Santa Catarina, Família Angele Orbem é cooperada à Auriverde e esteve entre as participantes do programa “De Olho na Qualidade Rural” em 2018. A solução integra o Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, desenvolvido em parceria com cooperativas e entidades. No ano passado, o projeto atendeu mais de 2.300 produtores de quatro Estados.
A propriedade atua com foco na lavoura e suinocultura, conta com área de 37,8 ha e possui um plantel formado por 1.000 unidades de suínos. Com boa estrutura e união, a família obteve expressivos resultados após o curso “De Olho”. Valdomiro Orben lembra que ao receber o convite houve um pouco de receio, mas logo no primeiro encontro a visão mudou. “Começamos a gostar das ideias propostas pelo educador e voltamos para casa com muita vontade de melhorar nossa propriedade. No começo não foi fácil, mas nos encontros seguintes fomos aprendendo como organizar. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, pois tudo ficou organizado e prático. Além disso, fizemos muitas amizades. Foi uma experiência positiva! ”.
A solução visa otimizar o uso de materiais, ferramentas e equipamentos para evitar desperdício e retrabalho e é a primeira solução do Encadeamento Produtivo a ser aplicada nas propriedades. Na sequência, são aplicados o Programa “Qualidade Rural” e “Sustentabilidade”. O projeto tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. Para 2019, a previsão é de aproximadamente 2.000 novos participantes.
O Projeto “Encadeamento Produtivo é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1 e Copérdia. No Paraná, participam a Cooperalfa, Copérdia e Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Coperalfa.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »