04/03/2019 às 16h04min - Atualizada em 04/03/2019 às 16h04min

Barragens serão fiscalizadas para identificar riscos

De acordo com a Defesa Civil, ação será realizada neste mês de março e a previsão é de 136 estruturas sejam vistoriadas

As barragens de Santa Catarina vão passar por uma fiscalização durante este mês de março para identificar possíveis riscos. O trabalho será feito pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). A previsão é de 136 estruturas sejam vistoriadas.

Segundo a Defesa Civil, as ações preventivas se intensificam com a atualização de informações sobre as estruturas no Estado. As visitas serão feitas pelos coordenadores regionais que farão a coleta de dados.

Será analisado se há um plano de ação de emergência (PAE). Além disso, será feita a cópia deles para que a efetividade do projeto também seja avaliada. Será verificada ainda, a preparação das comunidades para a execução.

Conforme a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar também está finalizando uma norma técnica de segurança sobre o assunto.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, quanto à destinação do uso da barragem existe um órgão federal específico que fiscaliza a estrutura.

No caso de captação de água para consumo humano, animal ou agricultura é responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).

As estruturas para o descarte de minério ficam a cargo da Agência Nacional de Mineração (ANM) e as estruturas usadas para a produção de energia elétrica ficam subordinadas a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Fonte: Portal Tri 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »