06/03/2019 às 09h31min - Atualizada em 06/03/2019 às 09h31min

A mulher e o cuidado com a saúde

Amanhã, sexta-feira dia 8 de março, é o Dia Internacional das Mulheres. Conforme profissionais da área da saúde, as mulheres costumam ter um cuidado maior quando o assunto é saúde, especialmente a saúde do próprio corpo.

Dessa forma, conversamos com a médica Suzane Grimm, de Guarujá do Sul, que destacou alguns cuidados importantes que é preciso ter em relação ao tema. “No consultório percebemos um número muito maior de mulheres, buscando o cuidado com seu corpo e saúde. Inclusive recebo pacientes que não tem uma patologia, uma doença, e que me procuram justamente para fazer um trabalho de prevenção em saúde, não esperar a doença para depois curar, e sim fazer um controle periódico. Além disso, percebemos uma mudança na cultura e aos poucos busca-se priorizar hábitos mais saudáveis, com alimentação de qualidade e exercícios físicos”, afirma.

Suzane enfatiza que quando a mulher inicia a vida sexual precisa realizar regularmente alguns exames para monitorar o surgimento de possíveis doenças. “Quando a mulher inicia a vida sexual, deve realizar periodicamente o citopatológico do colo do útero, mais conhecido como preventivo, para prevenir o surgimento de câncer colo de útero e realizar o diagnóstico de vaginoses. Além disso, existe o auto exame da mama (que não de ser realizado no período menstrual) e, caso perceba algo fora do comum, a mulher deve buscar realizar a ultrassonografia de mamas. Já a partir dos 30 anos deve-se realizar regularmente todos exames de rotina de sangue e urina”, enfatiza.

Conforme a médica, se a mulher for fumante, é imprescindível ainda fazer um raio x do pulmão e tomografia se o médico achar necessário. “Pacientes com fatores de risco para desenvovler o câncer de mama devem começar a fazer a mamografia a partir dos 35 anos, já pacientes que não tem fator de risco devem iniciar o exame a partir dos 40 anos. Além disso, o controle da densitometria mineral óssea deve ser feito a partir dos 50 anos, ou quando a mulher entra na menopausa. o objetivo é avaliar a massa óssea e fazer o diagnóstico de osteoporose”, informa.

Suzane destaca ainda que pelo fato de a nossa região ser bastante agrícola, um grande número de pacientes trabalham diretamente com agricultura, e apresentam muitos problemas ortopédicos, de articulações, assim como grande número de distúrbios depressivos, neoplasias de pele (câncer de pele) e problemas cardiovasculares (hipertensão arterial e colesterol).

Na clínica Labor Grimm, que fica em Guarujá do Sul, são realizados consultas médicas, exames ocupacionais, audiometria, espirometria e exames de acuidade visual. “É uma clínica de medicina geral e medicina de trabalho. Eu atuo mais focada das questões de envelhecimento saudável, geriatria, e também na área da nutrologia. Além disso, também trabalham na clínica a Ruth Grimm e meu pai Marcelino Grimm”, informa.

Focado no Dia da Mulher, haverá uma diferenciação dos valores das consultas para mulheres que agendarem com a médica Suzane entre os dias 8 e 15 de março. “Isso é uma forma de incentivo para que as mulheres busquem cuidar de si mesmas. Então daremos um desconto de 30% no valor das consultas”, detalha Suzane.

A médica enfatiza ainda que o cuidado da saúde é um conjunto de fatores. “É preciso visitar o médico com regularidade, fazer exames de rotina para saber se o organismo está bem metabolicamente. Mas também é importante cuidar da alimentação, evitar embutidos e conservantes, sempre preferir comer alimentos mais orgânicos, e naturais. Além disso, é fundamental realizar atividades físicas regulares, no mínimo três vezes por semana, com acompanhamento médico e orientado por um profissional capacitado. A saúde em si é um conjunto de hábitos de vida saudáveis”, afirma.

Mas além do cuidado com o corpo, Suzane destaca o cuidado com a mente. “Outro fator que faz parte deste conjunto, é o cuidado espiritual, as pessoas estão  mais focadas no trabalho e nos afazeres domésticos, deixando de lado algo fundamental para o equilíbrio da saúde.  Se conseguir tirar todo dia um tempo pra si, para fazer uma meditação ou reflexão, em um lugar que se sinta bem, em contato com a natureza. O importante é olhar pra dentro de si, e cuidar mais da sua mente e alma. Esse cuidado é importante, até para prevenir algumas doenças psicológicas, que estão cada vez mais comuns”, finaliza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »