07/03/2019 às 13h47min - Atualizada em 07/03/2019 às 13h47min

Retiro reuniu cerca de 300 jovens no carnaval

A 10ª edição do retiro Alegrai-vos com Maria foi promovida em São Miguel do Oeste reunindo jovens de 15 cidades da região

A Renovação Carismática Católica (RCC), juntamente com a Igreja Matriz de São Miguel do Oeste, realizou nos dias 2 e 3 de março a 10ª edição do retiro Alegrai-vos com Maria, em comemoração aos 10 anos da sua primeira edição. O retiro reuniu cerca de 300 jovens de 15 cidades, sendo praticamente todos de 14 a 29 anos. De acordo com os organizadores esta é uma opção diferente para o período do Carnaval e tem o objetivo de levar alegria e espiritualidade para a juventude.

O retiro vem acontecendo em muitas cidades da região, já esteve em Coronel Freitas, Chapecó, Palma Sola, e muitas outras, e agora pela primeira vez em São Miguel do Oeste. O número de jovens aumenta a cada evento. Em 2010 na primeira edição reuniu apenas 80 jovens, em 2019 reuniu cerca de 300 jovens, que deixaram suas casas, suas famílias e as festas de carnaval de rua, para viver e se alegrar em um carnaval católico.

 A programação do retiro ofereceu a oportunidade de interação entre os participantes em um domingo de gincana, um final de semana com muitas pregações, conversas, celebrações e músicas cristãs.

Em comemoração ao carnaval no sábado à noite, foram reunidos todos os jovens na praça da cidade em frente à Igreja Matriz, para dançar e se divertir. Contudo, quem participa desta “folia santa”, reconhece as diferenças entre um retiro de carnaval e as festas populares de rua. Nada de bebidas alcoólicas, por exemplo. “O jovem precisa de momentos de diversão para fazer amizades, brincar, dançar, se divertir, extravasar energia e alegria. Esse retiro oferece tudo isso, com uma proposta cristã, por meio da qual podemos nos aproximar do amor de Jesus, sem deixar de sermos jovens”, disse o coordenador Edinei Roman, na quinta edição desse retiro.

Uma das responsáveis pela organização do evento, Jéssica Tonet, do Grupo de Oração Nossa Senhora da Salete, afirmou que é uma oportunidade a mais para o jovem. “Um momento de experimentar vivências novas, de crescer espiritualmente, de conhecer novas pessoas da região, um evento que oportuniza convivência, momentos de encontro com Deus, novas amizades e ajuda o jovem como ser humano”, disse Jéssica.

A RCC, como um todo, é responsável pela evangelização da juventude de uma forma dinâmica, considerando o estado de vida destes jovens. Para assim proporcionar a ele a experiência de Batismo no Espírito Santo, de tal forma que possam corresponder ao chamado de Deus em sua vocação, e sejam construtores da Civilização do Amor, destaca a Renovação Carismática Católica de Santa Catarina.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »