04/04/2019 às 09h21min - Atualizada em 04/04/2019 às 09h21min

Alunos visitam Museu da Colonização

A visita aconteceu na semana passada quando os estudantes de Flor da Serra do Sul estiveram em Palma Sola para conhecer o local

Na semana passada os alunos da escola municipal Nossa Senhora da Glória, de Flor da Serra do Sul, estiveram em Palma Sola para visitar o Museu da Colonização e conhecer o acervo disponível. O coordenador do Museu, Rosalino Siqueira, explica que os alunos chegaram empolgados, com papel e caneta, anotando todas as informações que recebiam, desde a placa da entrada até as orientações sobre a visita.

Os alunos vieram acompanhados da professora Luciane Cerati Borges, que ministra aula no 4º e 5º anos. A professora explicou que a atividade foi desenvolvida com o objetivo de compreender a história por meio das fontes históricas. “A atividade faz parte do planejamento anual, e esse conteúdo está presente na grade curricular do município. Nós desenvolvemos isso com os alunos dessas classes por que até então eles não compreendiam o que era a história e da onde vinham todos os dados que eles estudavam”, explicou a professora.

Luciane destaca que a partir de então foi realizado com os alunos um estudo sobre o que é a história, e quais são as fontes históricas disponíveis. “Então a visita ao museu foi uma oportunidade para eles concretizarem o que estavam aprendendo, mapeando as diferentes fontes históricas. Percebi que eles queriam saber de onde vinha, como era, então a curiosidade aflorou. Além disso, na sala de aula, realizamos uma exposição de objetos antes de irmos para o museu, onde eles trouxeram de casa um objeto que contasse parte da história de suas famílias. Apareceram desde roupas de quando eles eram bebês, até objetos antigos que as famílias tinham guardado, então foi um trabalho bem rico nessa dimensão”, enfatiza.

A professora salienta ainda que eles puderam comparar objetos que eles haviam levado para a escola e os que haviam no museu. “E agora, nosso próximo passo, é fazer um mapeamento das diferentes fontes históricas. Mas ainda temos muito para trabalhar com eles sobre isso, para que compreendam o que é a história antes de começarem a aprender sobre ela”, destaca.

Rosalino explica que o próximo tema que deverá ser trabalhado pelos alunos é a Ditadura Militar, que coincidentemente é o tema da próxima exposição que está sendo preparada pela equipe do Museu Municipal. “Ainda estamos finalizando o projeto de exposição que será montado aqui. A exposição deverá estar pronta entre o fim de abril e o início de março”, detalha.

Conforme ele, o museu conta hoje com aproximadamente mil peças no acervo, considerando os livros, fotos, registros e objetos. Sobre as peças do acervo, ele explica ainda que nem todas ficam em exposição ao mesmo tempo, justamente para respeitar o tema da exposição vigente. Nas duas últimas semanas, além dos alunos de Flor da Serra do Sul, estudantes de Palma Sola também visitaram o Museu. “Recebemos mais de 160 alunos, e pras próximas semanas temos mais visitas agendadas”, explica. O Museu conta com quatro salas, sendo três de exposições: uma de curto prazo, uma de médio prazo e uma que é a exposição permanente. O convite é para que todos venham, visitem e conheçam a história do seu município”, enfatiza Rosalino. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »