06/04/2019 às 09h10min - Atualizada em 06/04/2019 às 09h10min

Projeto Farmácia Viva em Guarujá do Sul

Na semana passada aconteceu o 1º encontro deste ano do projeto, realizado no Centro de Idosos onde reuniu famílias envolvidas

O projeto Farmácia Viva, que iniciou em 2017 na cidade de Guarujá do Sul, já colhe mais frutos. Atualmente são cerca de 30 famílias participantes, todas do município de Guarujá, que atuam como multiplicadoras do projeto.

“É um projeto municipal, institucionalizado, da prefeitura onde tem a participação de todas as secretarias, a Epagri ajuda na coordenação do projeto. Diversas secretárias abraçam essa causa. Em 2017, foi dado inicio ao estudo sobre plantas medicinais, prevenção, e o entendimento sobre o poder curativo. Onde passamos a desenvolver atividades mensalmente com as famílias”, destaca a extensionista social da Epagri, Diandra Andreolla.

No 1º encontro desse ano, que aconteceu no dia 28, foi trabalhado com as famílias participantes sobre secagem, colheita e armazenamento de plantas medicinais, e também demonstrado como funciona o desidratador de plantas, que vai estar disponível para essas famílias da Farmácia Viva. “A partir disso, todo mês vai acontecer atividades práticas sobre o uso e identificação das plantas e as mais variadas atividades, desde confecção de tinturas, pomadas, cremes, uso na culinária, enfim. Muitas famílias trabalham para que esse projeto aconteça todo mês, buscando melhorias para a saúde de todos do município de Guarujá. Temos hoje, um horto medicinal. Nos últimos anos, além de atividades com as famílias envolvidas, o projeto se expandiu para as escolas e para a população em geral do município”, continua.

O convite é para que todos participem da próxima atividade que acontece no dia 5. “Estaremos, oferecendo uma atividade através da secretaria de saúde, em alusão ao dia mundial da saúde. Temos a previsão de um encontro por mês com as famílias envolvidas, existem grandes possibilidades para que novas famílias integrem esse programa”, finaliza Diandra.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »