11/04/2019 às 15h55min - Atualizada em 11/04/2019 às 15h55min

Projeto Família na Escola

No último sábado a EEB Claudino Crestani realizou o projeto onde propôs interação entre alunos e suas famílias

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation feita em parceria com o Instituto Ipsos com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países. Um dos estímulos para que essa realidade mude gradativamente vem por meio da lei proposta pelo Movimento Santa Catarina pela Educação que estabelece o Dia da Família na Escola. Este ano, ele aconteceu no último sábado, dia 6 de abril, e propôs uma reflexão sobre a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes, ainda mais considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação.

A Escola de Educação Básica Claudino Crestani, de Palma Sola, realizou atividades relativas ao Dia da Família na Escola. Na oportunidade foram promovidos jogos com o objetivo de proporcionar uma maior interação entre a escola e as famílias dos alunos.

O secretário de educação Eduardo Deschamps destaca que diversos estudos internacionais apontam a presença das famílias na escola como fator importante na garantia de sucesso do processo educacional de uma unidade escolar. “O estímulo ao estudante, ao ver seus pais presentes no ambiente escolar, reforça a importância que os mesmos dão para a educação. Ao mesmo tempo em que a equipe gestora da escola pode apresentar e receber um retorno direto dos pais sobre a evolução da aprendizagem de seus filhos. O dia da família na escola é um importante instrumento de incentivo para a participação dos pais no cotidiano escolar, não apenas neste dia, mas em todos os demais dias do ano”, comenta.

As atividades começaram às 19h no ginásio da escola. Foram realizados jogos unindo pais e filhos, como jogos de truco em dupla, futsal masculino/ feminino e caçador feminino. Ocorreram premiações para os que se destacaram.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega a seu segundo ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014.  Conforme a diretora da escola, Francieli Zamboni, o envolvimento da família na rotina escolar é fundamental para o desenvolvimento do aluno. “Estudos indicam que os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. Estimular essa aproximação é um dos objetivos do Dia da Família na Escola”, destaca a diretora.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »