18/04/2019 às 17h01min - Atualizada em 18/04/2019 às 17h01min

Eleitores precisam fazer recadastramento biométrico

Cerca de 3,2 mil eleitores de Palma Sola precisam fazer o recadastramento, num prazo de dois meses e meio

Eleitores de Palma Sola tem até 28 de junho para comparecer ao Cartório Eleitoral em Campo Erê e fazer o recadastramento biométrico. Gustavo Aguiar, chefe do Cartório Eleitoral, destaca que a situação é preocupante, afinal são 3,2 mil eleitores de Palma Sola que precisam fazer o recadastramento, num prazo de dois meses e meio. “No entanto, o comparecimento melhorou muito de três semana para cá, e se melhorar mais um pouco vamos conseguir alcançar a nossa meta de recadastrar 85% do eleitorado até o dia 28 de junho”, detalha Gustavo.

Palma Sola tem um total de 5.719 eleitores, sendo que desse total 47,5% já haviam sido recadastrados até sexta-feira dia 12. Gustavo explica que todos os eleitores precisam fazer o recadastramento biométrico, com exceção dos que já colheram a biometria no ponto de atendimento do Cartório Eleitoral que havia em Palma Sola no ano passado. Para estes já está escrito no título, no canto direito, como identificação biométrica.

Outra grande dúvida é com relação aos eleitores com mais de 70 anos, estes só precisam comparecer caso queiram continuar votando. Se não quiserem mais votar, não precisam fazer o recadastramento, terão o título cancelado, mas isso não trará nenhum problema quanto ao recebimento de aposentadoria, ou benefícios do governo, nem mesmo o bloqueio do CPF. “Já para quem tem até 69 anos, se não fizer o recadastramento, o título de eleitor é cancelado, e ai pode gerar o bloqueio do CPF, por que existe um cruzamento de dados que é feito entre a Receita Federal e a Justiça Eleitoral. Por isso, o indicado é que todos façam para evitar problemas e possíveis complicações. Além do que, sem o título, a pessoa fica impedida de fazer inscrição em concursos, no caso de servidores públicos pode haver problemas no recebimento de salário, não pode tirar passaporte. Estes são alguns dos empecilhos que as pessoas podem enfrentar”, detalha o chefe do cartório eleitoral.

O agendamento pode ser feito pela internet, ou ligando no 0800-647-3888, ou ainda procurando a Casa da Cidadania de Palma Sola para marcar a data e o horário. “Quando aparece pessoas sem o agendamento, na medida do possível, a gente atende, mas a preferência é para quem fez o agendamento. Quanto aos documentos necessários são: documento oficial com foto, preferencialmente carteira de identidade e comprovante de residência”, explica.

Gustavo salienta que a biometria veio para zerar as chances de fraude em eleições. “É um sistema que oferece muito mais segurança para o eleitor na hora do voto”, salienta.  

Nesta semana, devido ao feriadão de Páscoa, o atendimento no Cartório Eleitoral aconteceu apenas na segunda e terça-feira, no restante da semana estará fechado. O horário de atendimento nos dias da semana é das 12h às 19h.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »