17/05/2019 às 14h20min - Atualizada em 17/05/2019 às 14h20min

Polícia Militar realiza palestras em escolas públicas

Em abril foi desenvolvido pela Polícia Militar de Campo Erê o programa Jovem Consciente, que está sendo realizado nas escolas do município

Tendo em vista que os jovens do ensino médio se aproximam da maioridade penal, a Polícia Militar de Campo Erê, desenvolveu em abril, o programa Jovem Consciente, que busca conversar com os alunos sobre as responsabilidades na sociedade e consequências de suas condutas perante a legislação a partir da maioridade penal.

O programa é desenvolvido apenas pela Polícia Militar, com a colaboração das direções dos colégios. As atividades são ministradas pelo Sargento Cassiano Soares de Mello que atua na jurisdição da PM de Campo Erê.

Conforme o Sargento, o principal objetivo é aproximar a polícia dos jovens, bem como conscientizá-los das suas responsabilidades na sociedade, tendo em vista que são sujeitos de direitos, mas também de obrigações. “Também tem o objetivo de conscientizar e orientar os jovens das suas responsabilidades perante o Código Penal, considerando que se aproximam da maioridade”, destaca.

Sendo o primeiro ano que esse trabalho é realizado em Campo Erê, Cassiano explica que o material usado está sendo aperfeiçoado e ampliado de forma empírica. “Desse modo, conforme as dúvidas e questionamentos dos jovens e dos professores, os temas que são abordados nas palestras podem são mudados e aperfeiçoados para que seja tudo entendido da melhor forma”, enfatiza.

Foram realizadas palestras em dois colégios do município. “No dia a dia, durante nosso trabalho operacional, percebemos que muitos jovens, por falta de orientação, praticam condutas ilícitas, que são tipificadas como atos infracionais aos menores ou crimes aos maiores de idade, assim como infrações de trânsito. Dessa forma, selecionamos atos infracionais; crimes, contravenções penais e infrações de trânsito que são mais comumente cometidos por jovens, desenvolvemos um material para apresentação e, por meio de palestras informais buscamos inserir nesses jovens a consciência da sua importância ao bem-estar social, à segurança pública, bem como da consequência de seus atos quando infringem a legislação”, finaliza.

A Polícia Militar informa que as escolas que manifestarem interesses, poderão entrar em contato na Unidade Policial Militar de Campo Erê, para agendamento prévio de novas ações como essa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »