24/05/2019 às 08h54min - Atualizada em 24/05/2019 às 08h54min

Geração de empregos em SC

O município de São Lourenço do Oeste é o primeiro no ranking de geração de empregos em Santa Catarina

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou que São Lourenço do Oeste é o primeiro no ranking de geração de empregos em Santa Catarina, levando em consideração o número de habitantes com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A amostra foi feita entre os 15 municípios que mais geraram vagas de emprego em Santa Catarina, sendo que São Lourenço do Oeste representa 3,76% no total.

Rafael Caleffi, prefeito de São Lourenço do Oeste explica que o município ficou na frente até mesmo da capital Florianópolis e de Joinville. Ele comemora: “estamos em pleno crescimento e o que não faltam são novas oportunidades de emprego em nossa cidade”. De janeiro a março de 2019, o destaque foi a indústria de transformação, mesmo setor com melhor desempenho este ano no Estado, aponta o Caged.

Dados Estaduais

Na contramão do município catarinense, a taxa estadual aponta um aumento do índice de desemprego no Estado, neste primeiro semestre. No dado mais recente, divulgado na quinta-feira da semana passada pelo IBGE e referente a janeiro, fevereiro e março, o percentual de pessoas nessa condição subiu para 7,2%. No primeiro trimestre do ano passado era de 6,5%. Conforme estimativa do IBGE, a diferença representa 31 mil pessoas a mais sem emprego.

Por outro lado, com os 7,2% de desempregados, Santa Catarina mantém a liderança no ranking dos Estados com menor taxa de desocupação, uma vez que a média brasileira ficou em 12,7%.

Municípios da região

A equipe do Sentinela fez uma consulta nos dados do Caged para ver como estavam os índices dos municípios de circulação. Foram buscados o número de admissões e desligamentos entre Janeiro e Março de 2019.
 
Município Admissões Desligamentos
Anchieta 50 52
Palma Sola 265 141
São José do Cedro 312 292
Guarujá do Sul 110 99
Campo Erê 215 188
Flor da Serra do Sul 99 78
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »