27/05/2019 às 08h15min - Atualizada em 27/05/2019 às 08h15min

Grupo de gestantes

No segundo encontro quem ministrou a capacitação foram os bombeiros

A Secretaria de Saúde de Palma Sola realiza todo ano o grupo de Gestantes, que tem como objetivo repassar informações sobre os cuidados e a saúde da mãe e do bebê. Neste ano já foram realizados três encontros, conforme explica a enfermeira Adriane Somavilla Dreguer, o primeiro encontro foi dia 8 e o segundo aconteceu na semana passada, o terceiro nesta semana.

A enfermeira explica que não é um grupo fechado, então as gestantes que não participaram dos dois primeiros encontros, mas que tem interesse em participar agora, podem ir nas reuniões. “O ensinamento que é dado ao longo do curso é o mais importante. Vemos que o grupo está indo muito bem, as gestantes estão aplicadas, estão fazendo tudo aquilo que é proposto”, afirma.

Na primeira noite as informações foram repassadas pelo médico da Unidade Básica de Saúde, Moisés, que falou sobre as alterações físicas no corpo da mulher grávida, além de alguns pontos sobre o cuidado com o umbigo do recém-nascido. No segundo encontro quem ministrou as informações foram os bombeiros, que falaram sobre como proceder em caso de engasgamento da criança, demonstrando manobras de ressuscitação. “Outro ponto importante que os bombeiros abordaram foi o superaquecimento com cobertas, por que as vezes a criança vem para consultar e é só excesso de cobertas. Ou seja, estamos trabalhando com questões aplicáveis, práticas, para a vida da gestante, afinal hoje em dia temos muita informação com base em evidências para ajudar os novos pais e mães”, destaca a enfermeira.

Conforme o bombeiro Magno, a noite foi bem produtiva, especialmente com a realização das atividades práticas. “No fim, passamos de cadeira em cadeira e cada um deles realizou as manobras de desobstrução das vias aéreas, para ver se eles entenderam o procedimento que precisa ser realizado em caso de emergência”, detalhou.
 No dia 22 o encontro foi ministrado pelo dentista e pela enfermeira da epidemiologia. Na oportunidade foi trabalhado sobre a higienização bucal e também sobre a caderneta de vacinas que precisa ser mantida em dia.

O próximo encontro será realizado no dia 29, e contará com a participação de profissionais do Cras, Assistência Social e Apae, falando sobre questões jurídicas e o projeto de prevenção de deficiências. O encerramento está previsto para o dia 5 de junho com a psicóloga e a nutricionista. Na oportunidade haverá a realização de um coffee break e a entrega de cestas.

A enfermeira salienta que no grupo há mães solos, gestantes que vão com o marido, com filhos ou outros parentes. “Sempre orientamos que quem estiver disponível venha, por que além de pai e mãe, todos são multiplicadores de informação. Mas todo encontro falamos que é importante que o companheiro venha, para que assuma sua responsabilidade, afinal, os dois precisam cuidar da criança”, enfatiza a enfermeira.

Os encontros são realizados no Posto de saúde às 19h. No segundo semestre iniciará um novo grupo para gestantes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »