15/08/2019 às 08h42min - Atualizada em 15/08/2019 às 08h42min

Investimentos nas estradas

Nos últimos 30 dias as estradas interioranas nas linhas São José e Aparecida foram alargadas, cascalhadas e melhoradas

Nos últimos 30 dias a região interiorana de Palma Sola, mais especificamente as linhas São José e Aparecida, receberam diversas melhorias. O Secretário de Obras, Selito Tres, destaca que dentre as mudanças realizadas estão o alargamento de alguns trechos, cascalhamento, passagem do rolo compactador além da colocação de tubos, drenagem pluvial, reforma e manutenção de pontes. “Faço questão de salientar que o trabalho bem feito é mérito da equipe da Secretaria de Obras, são eles os responsáveis pelas boas estradas” afirma o secretário.
Os trabalhos iniciaram na linha Barra Grande, onde foi feito um bueiro para melhorar o escoamento da água, e então seguiram descendo pela estrada que dá acesso à linha São José. Foram aproximadamente 50 quilômetros trabalhados, visto que teve outros trechos de estrada como o que desce até a linha Aparecida, na divisa com Campo Erê. “Foram utilizados mais de 500 cargas de cascalho. O material que estamos utilizando é pego das terras da empresa Palmasola S/A, do Nenê Perondi, e também quando fazemos trabalhos nos barrancos, para alongar a estrada, aproveitamos o cascalho retirado e o reutilizamos na estrada”, detalha o secretário.
Com o trabalho realizado, foram beneficiadas diretamente 25 famílias, inclusive algumas receberam serviço de cascalhamento nas propriedades, conforme a necessidade. “Como temos em nosso município o programa Porteira Pra Dentro, aproveitamos quando estamos realizando serviços nas estradas gerais para fazer algumas melhorias nos acessos e propriedades especialmente ao redor das estrebarias e nas mangueiras”, explica Selito.
Nos trechos onde era necessário realizar melhorias para o escoamento da água foram utilizados cerca de 40 tubos para os bueiros, e onde havia bueiros pequenos eles foram substituídos por maiores, passando de 40 para 60 centímetros. “Esse trabalho com os bueiros é importante. Não podemos deixar a água correr por cima da estrada, ela tem que correr nas laterais e quando precisa cruzar a estrada tem que ser por tubos. Assim a estrada dura muito mais”, explica.
Conforme o secretário, essa é a primeira vez que é realizado um trabalho desse porte nas estradas daquela região. “E pela primeira vez na história de Palma Sola, é feito uma estrada dessa qualidade nesta região. Antes o que era feito era um tapa buraco de onde dava problema, agora fizemos uma revitalização completa”, enfatiza.
Um trecho que foi bastante modificado foi o local conhecido como Curva do Cavalo, que recebeu os serviços com a retroescavadeira hidráulica e hoje a curva de 120 graus passou a ser de 80 graus, oferecendo mais segurança para quem passa no local. “Quando começamos a mexer lá parte da estrada desabou e foi embora, então começamos a abrir a estrada por cima da laje, o que deixou o trecho mais trafegável”, detalha Selito.
As máquinas utilizadas para fazer o serviço são a motoniveladora, a retroescavadeira, o rolo compressor,três caminhões e a escavadeira hidráulica. “A principal máquina, aquela que faz diferença é a escavadeira, hoje operada pelo André da Silva, que é um cara bem experiente. O trabalho está ficando muito bom, resolvendo problemas antigos e oferecendo mais segurança para quem anda por estas estradas”, afirmou.
Conforme o secretário, em alguns trechos a estrada não chegava há quatro metros de largura, e agora está com oito. Outra mudança que Selito destaca foi a criação de alguns refúgios para os veículos ao longo da estrada e também espaços chamados de bolsão de água, que é para acumular a água da chuva.
Neste mês, entre os dias 22 e 23 haverá uma capacitação com orientações de novas metodologias sobre como fazer estradas. “Assim os operadores vão conhecerem outras formas de fazer o serviço. Eles são bons funcionários, afinal eu sozinho não faço nada. Dessa forma trabalhamos juntos, eu coordenando e indicando as ideias e eles efetivando o trabalho. Nos tornamos uma grande família, onde todos se respeitam, fazem seu melhor. O prefeito Kiko contribui nos dando autonomia, ele confia em nossa equipe, por isso conseguimos fazer nosso trabalho de forma mais efetiva”, finaliza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »