05/02/2015 às 22h03min - Atualizada em 05/02/2015 às 22h03min

Foco na recuperação de estradas

O setor de Obras de Flor da Serra do Sul está trabalhando para manter a boa trafegabilidade no interior

Francieli Perondi
Flor da Serra do Sul

Desde abril, o foco dos trabalhos da Secretaria de Transportes e Obras de Flor da Serra do Sul está na arrumação de estradas do interior. O secretário responsável pelo setor, Alcenir Rimoldi, destaca que essa é uma das prioridades, não apenas da Secretaria, mas de toda a equipe de governo. “É no interior que é produzido o leite, onde é criados os frangos e onde acontece a produção de grãos no nosso município. Toda essa produção impulsiona o desenvolvimento de Flor da Serra do Sul, mas para que isso aconteça é necessário que as estradas estejam boas para que os insumos cheguem nas propriedades, e os caminhões possam trafegar para escoar toda a produção”, destaca Rimoldi.

Além disso, o secretário destaca a importância de uma boa estrada para o transporte escolar. “Os ônibus transportam as crianças para as escolas, e para isso percorrem um longo caminho. Precisamos garantir que as estradas estejam seguras para o transporte escolar, e também para que uma ambulância possa chegar nas casas em caso de emergência, e que as pessoas consigam trafegar com seus veículos. Conservar boas estradas no interior é o mínimo que uma boa administração deve fazer”, destaca.

Rimoldi fala ainda que além das estradas principais, são arrumados também os acessos às propriedades, e o entorno das estrebarias. “Isso ajuda, para que o caminhão do leite consiga pegar a carga sem atolar, e que as vacas não fiquem no barro em dias de chuva, o que pode causar doenças nos animais”, salienta.

 

Chuvas

Há cerca de 15 dias uma forte chuva atingiu o município, danificando alguns bueiros e entupindo valas. “As linhas mais afetadas foram a Altaneira e a São Roque. Em muitas estradas nós já arrumamos, nas outras dentro dos próximos dias será arrumado”, explica o secretário, destacando que o trabalho realizado nas estradas foca na prevenção. “É difícil mexer nas estradas em dias que têm muito barro, ou chuva. Por isso estamos constantemente melhorando a malha de cascalho, e fazendo o cascalhamento das estradas para que quando chova o estrago seja minimizado”, explica Rimoldi.

Desde que Rimoldi assumiu a Secretaria, em abril desse ano, cinco comunidades já receberam as melhorias. “Estamos indo por partes, arrumando as estradas principais e os acessos as residências. Dessa forma vamos conseguir atender todas as comunidades. Infelizmente alguém sempre tem que ser o último, então pedimos a compreensão dos agricultores. Na última semana, os trabalhos foram concentrados no sentido da linha Marau, onde foram arrumados cinco quilômetros de estrada, que receberam uma nova camada de cascalho. Paralelo a isso, trabalhamos realizando as terraplanagens para as construções das casas que foram liberadas pelo Sintraf. 95% dos terrenos já receberam a terraplanagem, e poderão começar a construção das casas”, finaliza o secretário de Transportes e Obras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »